Representantes da Guarda Civil de Presidente Kennedy conheceram de perto o projeto da Guarda Mirim de Cachoeiro. O município do Litoral Sul tem planos de implantar programa semelhante ao modelo cachoeirense.
Eles foram recebidos na última sexta-feira (11) pelo subsecretário da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cachoeiro, Athos Alves, e pela coordenadora da Guarda Mirim, Edinete Mendes.
Na ocasião, os guardas de Kennedy puderam conhecer o funcionamento, as atividades e os resultados do projeto de prevenção primária em segurança pública, que é desenvolvido há cinco anos junto a estudantes de escolas públicas de 8 a 17 anos, já tendo alcançado cerca de 3.800 alunos.
Cidadania
A iniciativa atende atualmente a mais de 700 crianças e adolescentes, na sede de Cachoeiro e no distrito de Itaoca, com atividades esportivas, culturais e de cidadania gratuitas, no contraturno escolar.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
A proposta é envolver os participantes em ações formativas que os afastem do uso de drogas e de estímulos a práticas delituosas.
“É um trabalho muito interessante e nos chamou a atenção porque busca lidar com as crianças e adolescentes que estão, muitas vezes, em situação socialmente desfavorável, concedendo a eles uma chance de melhoria de vida, e é isso que procuramos. Acredito que todos os municípios deveriam aderir a essa proposta, pela melhoria que pode proporcionar para a comunidade”, avalia o guarda civil de Presidente Kennedy, Paulo Henrique Ferreira.
Experiência
O secretário de Segurança de Cachoeiro, Ruy Guedes Barbosa Junior, destacou a importância de compartilhar a experiência.
“É sempre um prazer poder compartilhar as experiências exitosas do projeto Guarda Mirim com outros municípios. Nossas portas estão sempre abertas para todas as prefeituras que desejem conhecer nossas propostas de trabalho”, disse o secretário.