Os guardas municipais de Cachoeiro de Itapemirim receberam nesta quinta-feira (7) novos coletes á prova de bala.
Foram adquiridas unidades com nível de proteção III-A, o mesmo utilizado pelas polícias, mais resistente que o usado anteriormente pelos agentes.
O secretário de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes Barbosa Junior, lembra que o uso de coletes pela GCM é obrigatório e que a renovação é necessária para ampliar a proteção dos guardas.
“A vida útil de um colete balístico é de até 5 anos, então, a substituição precisa ser feita regularmente. Nós optamos por adquirir o colete com melhor nível de proteção entre os que são permitidos às agências de segurança pelo Exército Brasileiro”, disse.
Ele ressalta que a escolha se baseia, também, nas apreensões de armas de fogo que a polícia fez em 2018, parte delas com calibres restritos, como ponto 40 e 9 mm. O novo colete, explicou, é resistente até a disparos de ponto 44.
Na última semana, a Semset entregou pistolas de choque à Guarda, dispositivos não letais para serem usados pelos agentes em casos de iminente perigo de lesão ou legítima defesa.
A corporação já havia recebido novos bastões retráteis e coletes refletivos, em outubro passado. A secretaria também está adquirindo algemas, lanternas táticas e espargidores de pimenta para os guardas.