sex 26/abril/2024 10:17
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Jerônimo Monteiro, no Sul do Espírito Santo. Foto: Alessandro de Paula

Hackers invadem sistema da Prefeitura de Jerônimo Monteiro

redacao
Redação Dia a Dia

O sistema de informática da Prefeitura de Jerônimo Monteiro, no Sul do Espírito Santo, foi invadido por hackers na última sexta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalho. A informação é da própria administração, que informou que dados públicos foram bloqueados e alguns serviços municipais afetados.

“O ataque criptografou dados e impossibilitou o acesso aos sistemas administrativo, contábil e financeiro da administração municipal, mas nenhum valor foi retirado das contas do município”, informou a prefeitura.

O ataque ocorreu por volta das 12 horas. Ao realizar um vistoria ao servidor de informática, o técnico responsável pela rede de computadores da prefeitura encontrou os programas do sistema com acesso negado.

Uma mensagem na tela do computador informava a invasão e indicava um endereço de e-mail para que fosse feito contato com os criminosos a fim de negociar a recuperação dos dados mediante a pagamento com moeda virtual, bitcoin. A legislação proíbe aos municípios o pagamento de resgate de dados em crimes cibernéticos.

O setor de informática informou que o servidor possui antivírus e conta com sistema de proteção de dados em todos os computadores da sede da prefeitura, no entanto, o sistema de informática, de acordo normas do Tribunal de Contas, é interligado a outros computadores externos por VPN (Virtual Private Network), que são túneis de acesso para a execução dos serviços administrativos das Secretarias de Desenvolvimento Social, de Saúde, de Agricultura e também pelos setores de RPPS, SAAE e pela Câmara de Vereadores, o que pode ter facilitado a invasão dos hackers.

O caso foi denunciado à Polícia Civil, que conduzirá a investigação para buscar a origem da invasão e a identidade dos responsáveis. Além da Polícia Civil, a prefeitura informou que também acionará o Ministério Público, o Tribunal de Contas e o governo do Estado para as devidas providências.

Contas bloqueadas

Segundo a prefeitura, devido ao ataque, todas as contas bancárias estão bloqueadas, assim como pagamentos, transações financeiras e os serviços on-line da administração, que estão indisponíveis.

“A prefeitura já está adotando medidas de reiniciar todo o sistema de informática para dar sequência aos atos da municipalidade, contudo, o prazo para o retorno dessas atividades é indeterminado”, informou a administração.

“Estamos passando por uma crise mundial em que a população está sendo afetada diretamente e nesse cenário trágico surge ainda o sequestro dos dados da municipalidade, travando parte dos serviços do nosso governo. Felizmente, os invasores não conseguiram chegar às contas bancárias, contudo, processos estão parados, pagamentos, aquisições e serviços podem ser prejudicados. Mas estaremos montando uma força-tarefa em equipe para resolver o problema, voltar a trabalhar e garantir os direitos dos cidadãos de Jerônimo Monteiro”, disse o prefeito Sérgio Fonseca.

neoindustrialização_ES_25_04_24

Financiamento para neoindustrialização alavanca crescimento industrial capixaba

Governador_Casagrande_São_Paulo_25_04

Casagrande apresenta potencialidades do Espírito Santo em evento de São Paulo

-hospital-antonio-bezerra-de-faria_25_04

iNOVA Capixaba abre concurso para quase 600 vagas em hospitais em Vitória e Vila Velha

reunião operação safra_24_04

Operação Safra é iniciada para proteger colheita de café em Anchieta

PRF_moto_clonada_Iúna_25_04_24.jpg

Homem diz à PRF que comprou moto clonada para usar na roça

Pier_Itaipava_22_04

Pescadores de Itapemirim recebem vacinas contra a gripe

Polícia_Federal_25_04

Polícia Federal faz operação para reprimir fake news nas eleições

Associação_Evangelizar_Mimoso_25_04

Associação Evangelizar doa 8 toneladas de alimentos às vítimas da enchente em Mimoso

Leia mais