A Justiça condenou a 22 anos de prisão, em regime fechado, José Fernando Barbosa dos Santos, acusado de matar um homem com uma facada no peito após uma discussão perto de um bar no Centro de Mimoso do Sul.
A vítima Jorge de Souza Ferreira, de 33 anos, morreu no local. O crime aconteceu na manhã do dia 18 de fevereiro e o julgamento foi realizado nesta quinta-feira (5), no salão do júri do Fórum Desembargador O Reilly de Souza, em Mimoso.
Segundo as investigações, José Fernando desferiu a facada fatal no peito da vítima, atingindo o coração. Testemunhas relataram que o acusado fugiu tranquilamente do local, deixando a faca usada no crime para trás.
O Samu foi acionado, mas ao chegarem no local os socorristas constaram que Jorge já havia morrido. A Polícia Militar foi acionada e localizou o acusado em sua residência, no bairro Morro da Palha. Após cercar o imóvel, José Fernando se entregou sem oferecer resistência.
Em depoimento, ele alegou que a vítima teria caído sobre a faca, causando o ferimento fatal – a versão foi descartada durante a investigação.
Motivo banal
De acordo com os autos, o crime foi motivado por uma discussão banal envolvendo a ausência da vítima em um serviço obtido pelo réu. A futilidade do motivo foi reconhecida como qualificadora pelo júri, assim como a frieza com que o acusado agiu, fugindo do local sem prestar socorro. O crime, cometido em local público, também expôs a sociedade ao risco.
O juiz Rafael Murad Brumana destacou em sua sentença que o golpe foi desferido em uma região letal do corpo, evidenciando a determinação do réu em praticar o homicídio. Apesar de não possuir antecedentes criminais, José Fernando foi condenado a 22 anos de reclusão, em regime inicial fechado.