Uma boa notícia em tempos de pandemia do novo coronavírus. O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) dispõe de um serviço de exames de Covid-19 sorologia IGG/IGM, que são realizados por agendamento e coletados via drive thru. Com isso, o paciente não precisa entrar no hospital, ele pode ficar dentro veículo.
“O paciente liga para o setor de Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), onde é preenchido uma ficha de cadastro com perguntas sobre os sintomas para se definir qual exame ser feito: sorologia (IGG/IGM – sangue) ou swab (com cotonete, via nasofaringe)”, explica Amanda Teixeira, responsável administrativa do laboratório.
Este cadastro é importante, pois é por ele que o hospital informa à Vigilância Sanitária, notificando quantas pessoas realizaram os testes e quantos destes foram positivos ou negativos. Além disso, conforme o tipo de exame agendado, cabe a uma equipe específica.
De acordo com Amanda Teixeira, usualmente, pacientes com até cinco dias de sintomas realizam o exame swab. Após, somente o de sorologia.
“Ainda há pacientes que após 14 dias, opta por fazer o exame de sangue para certificar-se de que o IGG está ou não reagente”, comenta.
Exame não é gratuito
Estes exames não são contemplados pelo SUS. Somente particulares. E assim como na coleta, o paciente não precisa sair do carro para realizar o pagamento. O colaborador vem até ele para fazer o recebimento.
E de acordo com o bioquímico e coordenador do Laboratório do Heci, Matheus Moulin, os resultados ficam prontos em pouco tempo para o paciente: “Em uma hora após a coleta, ele já está disponível no site do Hospital Evangélico para consulta”.
Os agendamentos dos exames podem ser feitos de segunda a quinta, das 7h às 17h, e nas sextas, das 7h às 16h, pelo telefone (28) 3526-6171.
Fique por dentro
• A melhor forma de saber se você foi infectado pelo novo coronavírus é realizar uma avaliação médica. Para auxiliar no diagnóstico, existem alguns exames para coronavírus que são realizados pelo laboratório. Atualmente, os testes mais comuns para a Covid-19 são o PCR e a Sorologia.
• IgM/IgG: são testes imunológicos capazes de detectar os níveis de anticorpos IgM (ou IgA) e IgG em amostra de sangue do paciente.São feitos em quimioluminescência, que serve para discriminar quais os tipos de anticorpos estão detectáveis, sendo que o IgM é mais associado a uma exposição recente, enquanto o IgG a uma exposição que ocorreu há mais tempo.
• O RT-PCR é o teste que detecta a presença do RNA do vírus SARS-CoV-2 em amostra obtida por meio de swab (cotonete) na mucosa nasofaringe (nariz e garganta). É um teste indolor, porém pode ser incômodo a alguns pacientes.