sex 29/março/2024 07:55
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Idosa que saiu em post de Bolsonaro era apaixonada por Cachoeiro, sua terra natal

Alessandro-29-09
Alessandro Araujo de Paula
Maria Nina durante sua formatura no ensino médio, em Cachoeiro de Itapemirim

“Uma apaixonada por sua cidade natal, Cachoeiro de Itapemirim”. É assim que familiares se referem à funcionária pública Maria Nina Rattes, 90 anos, que ficou famosa em todo país após o presidente Jair Bolsonaro postar sua foto no Twitter.

A foto gerou polêmica nas redes sociais e na imprensa porque a postagem ocorreu durante as manifestações de apoio ao governo no dia 26 e a funcionária pública é falecida desde o dia 21 de novembro de 2018.

No entanto, na postagem do presidente, ele não faz referência à manifestação, mas um alerta: “Presidente, ministros, senadores, deputados, governadores, prefeitos, vereadores, juízes, olhem a nossa responsabilidade”.

Maria Nina nasceu no dia 9 de fevereiro de 1928, passou a infância e adolescência em Cachoeiro de Itapemirim, até se mudar para o Rio de Janeiro, na idade adulta. Casou-se com o funcionário público Benedicto Costa Bevilacqua, também falecido.

Maria Nina com os netos Luiz Eduardo, Marianna e Leonardo

Com uma infância muito humilde, Maria Nina era vizinha dos pais do cantor Roberto Carlos. As duas famílias eram tão amigas que algumas vezes os pais da funcionária pública chegaram a tomar conta de Roberto e seus irmãos, assim como também ocorria o contrário.

A família de Maria Nina mudou-se para o Rio de Janeiro quando ela já estava na fase adulta. Lá, eles continuaram amigos da família de Roberto, relembrou o neto, o advogado Leonardo Rattes Bevilacqua Pinaud Madruga, 31 anos

Segundo o neto, o sonho da avó era voltar a morar em Cachoeiro de Itapemirim. “Ela era apaixonada por Cachoeiro. Queria retornar, mas não tinha como. Os filhos com a vida estabelecida no Rio não tinham como se mudar e também não dá para deixá-la morar sozinha. Não foi só o local que nasceu, mas a terra que mais amou na vida”, afirmou o neto.

Ele conta que recentemente, Maria Nina visitou a casa de Roberto Carlos, em Cachoeiro, que se transformou em um centro cultural, e chorou muito com as lembranças.

 

 

Família gostou da postagem do presidente

 

Familiares de Maria Nina gostaram da postagem feita pelo presidente Jair Bolsonaro: “A nossa família se sente honrada com a publicação do presidente, ao fazer a homenagem em seus perfis”, disse o advogado Leonardo Rattes Bevilacqua Pinaud Madruga, 31 anos, neto da funcionária pública.

Para ele, o texto do presidente foi atemporal e em nenhum momento insinuou que sua avó estivesse presente na manifestação. Disse que a avó estaria muito orgulhosa, caso estivesse viva.

Leonardo lamentou a repercussão negativa e destaca que sua avó foi alvo de alguns ataques nas redes sociais.

Ele ressalta que a família possui vínculo com a família Bolsonaro há mais de uma década: “O senador Flavio Nantes Bolsonaro, filho do presidente, foi aluno do professor José Eduardo Pinaud Madruga, na Universidade Candido Mendes, pai dos netos da Sra. Maria Nina”.

Mesmo com a idade avançada, ela foi muito atuante e costumava participar de manifestações e atos públicos, inclusive nas áreas socais. Numa das que ela participou foi com relação a pessoas desaparecidas, pedindo mais investigação.

Com quatro filhos, oito netos e dois bisnetos, Maria Nina conseguiu realizar o sonho de fazer um curso superior, e se formou aos 70 anos de idade em Direito.

 

“Com 90 anos, sendo atacada por ter uma determinada ideologia é de uma desumanidade absurda”

 

Leonardo rattes, advogado e neto

vinho-bacalhayu

Vinho importado, bacalhau e chocolate: os campeões de impostos na Páscoa

Frutos do Mar_

Festival de Frutos do Mar de Itapemirim agita feriado na cidade

_Marujo

Jovem usava rede social para ameaçar policiais que prenderam Marujo

Investimento_aeroporto

Aeroporto de Cachoeiro: que obras serão feitas?

carreta

Carreta com cozinha industrial e 7 toneladas de doações partem para Mimoso

MimosodoSul

Aumenta para R$ 3.500 auxílio a 20 mil famílias vítimas das chuvas

assinatura-aeroporto-cachoeiro027-03-2024

Casagrande autoriza o início das obras de ampliação do Aeroporto de Cachoeiro

estragos-mimoso-27-03-2024

Governo vai disponibilizar até R$ 21 mil sem juros para empreendedores afetados pelas enchentes

Leia mais