O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos HĆdricos (Iema) realizou, nesta sexta-feira (21), a entrega de 24 animais para novos tutores que participam do programa GuardiĆ£o de Fauna, entre eles Agapórnis, Ring Neck, GaviƵes-carijó, Tartarugas-de-orelha-vermelha e Papagaio ChauĆ”.Ā AlĆ©m disso, o Iema anunciou uma novidade no cadastro para os novos interessados, que agora passarĆ” a ser feito por um formulĆ”rio on-line.
Criado em 2020, o GuardiĆ£o de Fauna tem como objetivo garantir um lar adequado para animais silvestres e exóticos, que nĆ£o podem ou nĆ£o tĆŖm condiƧƵes de voltar Ć natureza, proporcionando bem-estar e cuidados contĆnuos. O diretor-presidente do Iema, MĆ”rio Louzada, destacou a importĆ¢ncia da iniciativa para a proteção da biodiversidade. āO GuardiĆ£o de Fauna tem um papel essencial na proteção da biodiversidade, oferecendo um ambiente seguro para animais que foram apreendidos, resgatados ou entregues de forma voluntĆ”ria, por estarem situaƧƵes inadequadas ou de ilegalidadeā, afirmou.
Para a guardiĆ£ Stella Miranda, que participa do programa pela primeira vez, a expectativa Ć© grande. āO meu caso Ć© paixĆ£o! Amo pĆ”ssaros, e quando vi que existia esse programa Ćŗnico, fiquei encantada. Imagine quantos bichinhos aparecem porque estavam sendo maltratados ou vendidos ilegalmente. EntĆ£o, quando soube do GuardiĆ£o de Fauna, pensei: āAh, Ć© a minha chance!ā Estou superemocionada. JĆ” tem nome, casinha e brinquedinhos prontos!ā, destacou.
Para ser um GuardiĆ£o, o interessado deve ser maior de idade, residente no EspĆrito Santo e realizar a inscrição noĀ site do Iema, onde preencherĆ” um formulĆ”rio com seus dados e indicarĆ” o grupo de animais de interesse. āAntes o processo de inscrição era feito via e-mail, mas agora serĆ” feito diretamente por um formulĆ”rio no site, ficando mais Ć”gil e acessĆvelā, explicou o coordenador de Fauna do Iema, Cosme Valim.
A destinação ocorre por ordem de inscrição e conforme a disponibilidade dos animais, podendo um GuardiĆ£o receber atĆ© cinco indivĆduos. A concessĆ£o da guarda Ć© pessoal e intransferĆvel, e a recusa de um animal oferecido pode levar Ć reclassificação na lista de espera.
O programa atende apenas animais que nĆ£o tĆŖm condiƧƵes de retorno Ć natureza, sejam eles silvestres ou exóticos. Os critĆ©rios para a destinação incluem limitaƧƵes fĆsicas ou psicológicas que impeƧam a reintegração Ć natureza, espĆ©cies exóticas que nĆ£o podem ser soltas, como o Ring Neck, alĆ©m de animais sem possibilidade de repatriação ou destinação a empreendimentos de criação.
As notĆcias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! š²
Antes da entrega, o Iema analisa a documentação dos interessados, as condições do ambiente onde o animal serÔ mantido e o cumprimento das normas estabelecidas. Entre as exigências, o tutor deverÔ apresentar documentos como a Certidão Negativa de Débitos Ambientais (CNDA), além de apresentar anualmente ao Iema um atestado de saúde do animal emitido por um médico veterinÔrio.
ServiƧo:
Para inscrições, clique aqui.
Instrução Normativa n 12-N/2020.Ā
Em casos de dĆŗvidas, entre em contato pelos telefones (27)3300-1360, (27) 99299-8894 ou pelo e-mail [email protected]