sex 26/abril/2024 08:07
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Campus do Ifes de Alegre. Foto: Alessandro de Paula

Ifes de Alegre vacina alunos e servidores após caso suspeito de sarampo

Andréia Pegoretti

O campus de Alegre do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) informou nesta sexta-feira (16) que iniciou um trabalho de vacinação de seus alunos e servidores após o registro de uma suspeita de sarampo em um estudante da instituição.

“O técnico em enfermagem do campus já acionou uma equipe da Secretaria de Saúde do município e iniciou a imunização de alunos e servidores que não estiverem com as vacinas em dia, a partir da conferência dos cartões de vacinação”, disse o comunicado enviado pelo Ifes.

Áudio

O caso, o primeiro do município, é investigado pela Secretaria de Saúde e Saneamento local. A prefeitura também divulgou nesta sexta-feira (16) um comunicado para informar o quadro do paciente e esclarecer a situação após um áudio vazado viralizar nas redes sociais falando sobre um eventual surto da doença, assustando os moradores.

Segundo a secretaria, o paciente se submeteu a novos exames e não há risco de contágio. Sobre a onda de temor na cidade, o órgão disse que na última quinta-feira (15), feriado local, a coordenadora do Centro de Vigilância encaminhou um áudio aos enfermeiros e coordenadores de unidades de saúde informando o resultado do teste.

No entanto, a notícia acabou sendo propagada de forma alarmante. O áudio, alega a secretaria, foi compartilhado para orientar e mobilizar os profissionais para as ações de vacinação contra o sarampo, que já estavam estabelecidas no cronograma de trabalho do Centro de Imunização e Vigilância Epidemiológica de Alegre.

Por nota, a secretaria tranquiliza os moradores, “já que 98% da população alegrense foi vacinada contra o sarampo e que a vacina faz parte da rotina diária de trabalho de imunização do município”.

Vacinação

Alegre recebeu na quinta-feira as vacinas que serão distribuídas em todas as unidades de saúde da cidade. As doses têm como público-alvo: crianças a partir de 1 ano e jovens até 29 anos, que necessitarão tomar duas doses, orientados pelos profissionais de saúde dos bairros; e adultos de 30 a 49 anos, em dose única.

Aqueles que já tomaram a vacina não necessitam receber mais, mas é importante checar o cartão de vacinação na unidade de saúde mais próxima.

Grávidas e crianças de seis meses a um ano apenas receberão a dose caso necessitem se deslocar para áreas de risco, mas é importante ter o acompanhamento de profissionais de saúde devidamente qualificados.

neoindustrialização_ES_25_04_24

Financiamento para neoindustrialização alavanca crescimento industrial capixaba

Governador_Casagrande_São_Paulo_25_04

Casagrande apresenta potencialidades do Espírito Santo em evento de São Paulo

-hospital-antonio-bezerra-de-faria_25_04

iNOVA Capixaba abre concurso para quase 600 vagas em hospitais em Vitória e Vila Velha

reunião operação safra_24_04

Operação Safra é iniciada para proteger colheita de café em Anchieta

PRF_moto_clonada_Iúna_25_04_24.jpg

Homem diz à PRF que comprou moto clonada para usar na roça

Pier_Itaipava_22_04

Pescadores de Itapemirim recebem vacinas contra a gripe

Polícia_Federal_25_04

Polícia Federal faz operação para reprimir fake news nas eleições

Associação_Evangelizar_Mimoso_25_04

Associação Evangelizar doa 8 toneladas de alimentos às vítimas da enchente em Mimoso

Leia mais