A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, localizada na Ponte São João, em Castelo, foi alvo de vândalos nesta semana. Os criminosos danificaram a porta para invadir o local, que fica na zona rural do município.
Na capela, as imagens das santas foram jogadas ao chão e quebradas. As imagens da Padroeira da Comunidade, Nossa Senhora de Lourdes, da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e de Santa Luzia foram totalmente destruídas. Contudo, as demais imagens não foram atacadas. Fato curioso foi que somente as imagens das santas mulheres foram vandalizadas.
Para os fiéis, este é um ato de intolerância religiosa. “A gente acolheu com muita tristeza porque a capela fica em uma comunidade pequena e ter essas manifestações é muito triste e preocupante”, disse Anna Lucia Mantuan, moradora da região.
A Polícia Civil vai investigar o crime. No entanto, nenhum suspeito foi identificado até o momento. A paróquia emitiu nota lamentando o vandalismo.
COMUNICADO OFICIAL
Paróquia Nossa Senhora da Penha
Ordem dos Agostinianos Recoletos
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Na tarde desta quarta-feira, dia 24 de maio, no período da tarde, recebemos um telefonema da liderança da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, na localidade da Ponte São João, informando que a capela havia sido invadida e as imagens, danificadas.
Rapidamente, o vigário paroquial, frei Wagno Broedel Palma, se deslocou à comunidade a fim de averiguar as informações. Ao chegar, constatou que as imagens da padroeira da comunidade, Nossa Senhora de Lourdes, da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e de Santa Luzia foram totalmente destruídas.
Reiteramos que o sacrário não foi tocado e as hóstias consagradas não sofreram profanação. Nada foi furtado. Um boletim de ocorrência foi aberto e as autoridades de nosso município investigaram o caso.
No momento oportuno, será celebrada na capela da comunidade a Santa Missa de reparação, onde faremos um ato de desagravo. Acompanhemos com nossa oração a comunidade da Ponte São João, entreguemos os responsáveis à misericórdia do Pai e toda essa situação dolorosa de intolerância religiosa e vandalismo que vivemos.
Atenciosamente
Frei Antônio Rabanal Bueno
Frei José Luiz Rodrigues
Frei Wagno Broedel Palma
Frei Rhuam Ferreira Rodrigues de Almeida