sáb 20/abril/2024 07:34
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Irrigação por gotejamento: utilização do nitrato de amônio é mais comum nas culturas fertirrigadas. Foto: Incaper

Incaper: uso de nitrato de amônio na agricultura não oferece perigo

redacao
Redação Dia a Dia

Substância que causou a devastadora explosão no porto de Beirute, no Líbano, na semana passada, o nitrato de amônio está presente na composição de fertilizantes usados na agricultura. O composto é uma reação entre amônia e ácido nítrico que oferece nitrogênio às plantas, nutriente mais absorvido por elas e essencial para o crescimento e produção.

O nitrato de amônio também apresenta elevada solubilidade em água e sua utilização é mais comum nas culturas fertirrigadas, uma técnica de adubação em que o fertilizante é diluído na água de irrigação.

Apesar do grande poder de destruição apresentado em Beirute, o uso e armazenamento corretos do nitrato de amônio no setor agrícola não oferecem perigo.

O pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), engenheiro agrônomo e doutor em Solos e Nutrição de Plantas, André Guarçoni, afirma que o nitrato de amônio usado nas propriedades rurais capixabas apresenta baixos riscos devido ao tratamento industrial recebido, sendo estável e seguro em condições normais.

Armazenamento

Em relação ao armazenamento correto, o engenheiro agrônomo aponta cuidados importantes.
“O nitrato de amônio deve ser armazenado com cuidado em lugar seco, fresco e arejado, abrigado das intempéries, longe de produtos inflamáveis e de possíveis faíscas. O armazenamento do fertilizante em conjunto com produtos não fertilizantes deve ser evitado”, destaca André Guarçoni.

Considerado como um bom fertilizante nitrogenado para a nutrição das plantas, o nitrato de amônio é usado em diversas culturas do Espírito Santo. Devido ao seu baixo risco, é vendido livremente em lojas do setor agropecuário, principalmente como fertilizante simples ou em formulações, que apresentam ainda menor risco. No Brasil, o fertilizante é usado há aproximadamente 50 anos, apresentando baixíssima possibilidade de causar explosão.

Nitrato de amônio é usado como fertilizante. Foto: Divulgação

O fertilizante é um produto não inflamável, no entanto, o nitrato de amônio utilizado em análises laboratoriais e para a fabricação de explosivos é mais concentrado e menos estável, sendo minuciosamente controlado pelo Exército Brasileiro, pois apresenta risco à população, como afirma o pesquisador.

“Como fertilizante, o nitrato de amônio praticamente não apresenta nenhum risco. Contudo, se exposto ao fogo direto, pode aumentar as chamas e gerar gases tóxicos. O maior risco é se o fertilizante for contaminado com um material combustível e estiver sob fogo extremo, em local fechado e armazenado em grande quantidade. Nesse caso, pode, sim, ocorrer explosão, mas apenas se houver a combinação perfeita desses fatores”, explica André Guarçoni.

O pesquisador ressalta ainda que o Incaper conta com uma equipe de técnicos qualificados que orientam e recomendam o uso e a armazenagem corretos do nitrato de amônio.

premobras_19_04_24

Premobras anuncia 100 vagas de emprego exclusivas para moradores de Mimoso

Usina_Biometano_Governador_19_04_24_

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Corrida_de_São_Pedro_19_04_24

Garanta sua vaga na 44ª Corrida de São Pedro

Ricardo_Ferraço_Mutrião_Mimoso_17_04_24

Ricardo Ferraço quer crédito barato e com muito prazo para setor comercial atingido pela enchente

Rei_dos_Petiscos08_19_04.24.jpg.

Rei dos Petiscos enfrenta dificuldade para se reerguer após temporal em Mimoso

Termina hoje as inscrições para estágio em 8 cursos de graduação no Ministério Público

Termina hoje as inscrições para estágio em 8 cursos de graduação no Ministério Público

Fibromialgia_PCDs_18_04

Pacientes com fibromialgia passam a ter os mesmos direitos de pessoas com deficiência (PCDs)

cachoeiro

Cachoeiro de Itapemirim sedia Inova ES e Feira de Cidades Inteligentes

Leia mais