qui 28/março/2024 23:18
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Incêndio de grandes proporções atinge Parque Nacional do Caparaó

foto perfil anete3
Anete Lacerda

Um incêndio destruiu  uma área de mata no Parque Nacional do Caparaó. Um dos focos teve início na manhã desta sexta-feira (27), e só foi controlado pelas fortes chuvas que caíram na região por volta das 3h30 de sábado(28), informa o capitão Anderson Francisco, Comandante da 2a Cia do 3° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM).

Apesar de todo o empenho da equipe, ressalta,  que contou com o apoio de dois helicópteros,  e de brigadistas do ICMBio e de outros voluntários que ajudaram no combate ao fogo, os locais eram de difícil acesso, o que dificultou o trabalho.

“A região é de relevo formado por vales profundos e estreitos, de encostas íngremes, e a altitude, de modo geral, atinge níveis em torno de 2.000 metros”,  reforçou o capitão Francisco.

Mais dois pontos com chamas foram descobertos neste sábado, por volta das 14h. Um deles foi apagado pela equipe de terra e o outro contou com a ajuda do helicóptero, que usou o helibalde, informa.

Cristiano Faria Domingos, chefe do Esquadrão de Brigada do ICMBio, lamenta os novos focos de incêndio e garante que o trabalho recomeçou. “Esperamos que não seja tão grave quanto o de ontem”.

Para o diretor do Parque Nacional do Caparaó, Fábio Vellozo, há indícios de que o primeiro foco de fogo tenha sido criminoso e que o autor utilizou os aceiros –limpeza de terreno para evitar incêndio – para alcançar pontos de mata e dar início às chamas.

Fábio demonstrou o interesse em solicitar perícia para descobrir as causas do incidente.

“Os brigadistas nem tinham saído ainda do local, quando perceberam a fumaça e o fogo. O incendiário agiu dentro da área do Parque, e não fora, como sugerem alguns”, garante.

Fábio Vellozo informa que o primeiro incêndio começou na manhã desta sexta-feira (27) no distrito de Pequiá, em Iúna. Ele conta que solicitou ajuda ao Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer/ES) para combater o fogo, em função da dificuldade de acesso aos locais.

Segundo ele, recebeu também suporte de brigadistas do ICMBio e de outro helicóptero cedido pelo governo de Minas Gerais. “Esse apoio foi importante porque a maioria dos focos de incêndio só podia ser observada do helicóptero. Tivemos locais com chamas muito altas, perigosas, e apenas em algumas poucas extremidades o acesso por terra era possível”, disse.

O capitão Pablo Angely, chefe da Seção de Comunicação do Notaer/ES, esclarece que durante todo o tempo o helicóptero transportou brigadistas, equipamentos e alimentos, e que não houve o uso de helibalde devido às dificuldades dos locais em que estavam ocorrendo os incêndios. “Demos todo o apoio aos que participaram do combate ao fogo”.

Em relação ao total da área devastada, Fábio Vellozo e Cristiano Faria afirmam que ainda não é possível precisar.
“Estamos na fase de rescaldo para evitar reignição e apenas quando esse trabalho estiver concluído poderemos estimar a área destruída e os animais que foram mortos”.

O capitão Anderson Francisco informa que três bombeiros militares e nove brigadistas do ICM Bio atingiram o topo neste sábado e desceram realizando o monitoramento da região queimada, sendo posteriormente retirados de campo por viaturas do próprias e do ICMBio. O trabalho continua nesse domingo (29), para acompanhamento dos riscos de reignição.

Localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó é um dos ícones do montanhismo no Brasil e abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, que tem 2.892 metros de altitude.

vinho-bacalhayu

Vinho importado, bacalhau e chocolate: os campeões de impostos na Páscoa

Frutos do Mar_

Festival de Frutos do Mar de Itapemirim agita feriado na cidade

_Marujo

Jovem usava rede social para ameaçar policiais que prenderam Marujo

Investimento_aeroporto

Aeroporto de Cachoeiro: que obras serão feitas?

carreta

Carreta com cozinha industrial e 7 toneladas de doações partem para Mimoso

MimosodoSul

Aumenta para R$ 3.500 auxílio a 20 mil famílias vítimas das chuvas

assinatura-aeroporto-cachoeiro027-03-2024

Casagrande autoriza o início das obras de ampliação do Aeroporto de Cachoeiro

estragos-mimoso-27-03-2024

Governo vai disponibilizar até R$ 21 mil sem juros para empreendedores afetados pelas enchentes

Leia mais