Foram mais de 20 horas de operação de combate ao incêndio florestal no Parque Nacional do Caparaó, divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo, envolvendo cerca de 60 pessoas entre brigadistas e bombeiros militares dos dois estados.
O fogo foi controlado por volta das 11h deste sábado (14). A atuação começou por volta das 14h20 desta sexta-feira, vinte minutos após o alerta de fogo.
A operação de combate ao incêndio florestal no Parque Nacional do Caparaó, divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo, envolveu mais de 50 pessoas, entre brigadistas e bombeiros militares dos dois estados.
A administração do Parque estima que a área queimada chegou a aproximadamente 60 hectares em Minas Gerais. O fogo nao atingiu a porção capixaba do Parque. “No Espirito Santos a gente conseguiu cercar [o fogo] em cima da serra quando ele estava virando. O trabalho conjunto dos brigadistas e bombeiros foi decisivo nessa frente de combate ao fogo”, comemora o chefe do Parque Nacional do Caparaó, Dalmes Junior.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
As equipes trabalharam até as 22h e retomaram as atuações durabte a madrugada às 3h.
Para apoiar a atuação da equipe também foram deslocados para o parque uma aeronave do Governador Valadares, seis veículos do ICMBio para deslocamento de tropa, e cinco viaturas leves do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
Em entrevista ao jornal Tribuna do Leste, o chefe da brigada do Parque, Diego Alves, afirma qie o incêndio pode ter sido criminoso. “Um momento muito difícil pro parque, principalmente pelas áreas que estão sendo queimadas de altíssimo risco para a fauna”, lamenta.