Um incêndio no entorno do Frade e a Freira, um dos principais cartões postais do Espírito Santo, assustou a população capixaba nesta sexta-feira (13). Durante parte do dia, a fumaça encobriu a grande montanha que lembra a silhueta de dois religiosos.
O incêndio mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer).
O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado de madrugada, por volta de 1h, mas o combate às chamas foi dificultado pela escuridão e pelo difícil acesso à área. Durante a madrugada, os militares atuaram onde foi possível, mas os focos de incêndio continuaram a se alastrar.
Nas primeiras horas da manhã, a fumaça densa tomou conta da região, o que alarmou moradores e motoristas que passavam pela BR-101.
Cenas da densa fumaça encobrindo o monumento viralizaram nas redes sociais, aumentando a preocupação da população local.
Durante a manhã, novos focos foram identificados, e a população voltou a acionar os bombeiros. O Notaer também foi acionado e uma aeronave auxiliou o combate aéreo ao incêndio.
A dificuldade de acesso à área atingida pelo incêndio tornou a contenção das chamas uma tarefa complexa. A falta de chuvas e a vegetação seca são fatores que contribuem para a rápida propagação do fogo.