sex 29/março/2024 09:29
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Moradora de Cachoeiro usa máscara na rua. Foto: Márcia Leal/PMCI

Infectados e suspeitos de Covid-19 podem ser presos se furarem isolamento

redacao
Redação Dia a Dia

Pessoas infectadas ou com suspeita de terem contraído o novo coronavírus não podem abandonar o isolamento domiciliar, sob o risco de receber sanções legais que incluem multa e prisão. De acordo com o artigo 268 do Código Penal, quem infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa está sujeito à detenção, de 1 mês a um ano, e multa. A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce profissões nessa área.

Já a Lei 13.979, de 6 de fevereiro deste ano, trata do enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente do surto de coronavírus, apontando como medidas a serem adotadas isolamento, quarentena e realização compulsória de exames, testes laboratoriais, dentre outras ações epidemiológicas.

“Se ficar configurado que uma pessoa deveria estar em isolamento e não está, a Guarda Civil Municipal ou a Polícia Militar podem ser acionadas para conduzir esse cidadão para a delegacia”, alerta o procurador-geral do Município de Cachoeiro de Itapemirim, Thiago Bringer.

Casos suspeitos

Para efeitos legais, considera-se como caso suspeito o paciente que recebeu atendimento de saúde, teve amostra coletada para exame e foi orientado a permanecer em isolamento social. Ainda assim, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) recomenda que todos aqueles que apresentarem sintomas respiratórios procurem se manter isolados.

“É preciso redobrar os cuidados para evitar que o vírus se propague ainda mais. Por isso, se sentir sintomas respiratórios, acione a Ouvidoria Geral do SUS, para que seja feito o acompanhamento, tome as medidas de higiene necessárias e mantenha o máximo distanciamento possível das outras pessoas, inclusive, as que moram na mesma residência”, destaca a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Nos casos suspeitos, o isolamento social deve ser de, pelo menos, 14 dias. Se o paciente tiver diagnóstico confirmado da doença, deve permanecer isolado até que haja confirmação de cura pelos serviços de saúde.

Responsabilidades individuais

Além da legislação federal, o decreto municipal nº 29.480, que trata das normas de funcionamento das atividades econômicas em Cachoeiro, durante a pandemia, reforça as responsabilidades de cidadãos, comunidades, famílias, empresas e pessoas jurídicas para enfrentamento à pandemia.

Dentre as responsabilidades dos cidadãos estão: adotar práticas de autocuidado e higiene; fazer limpeza de embalagens e objetos; evitar contato físico direto com outras pessoas; acionar os serviços de saúde ao apresentar sintomas gripais; usar máscara, se precisar sair de casa; e manter distanciamento social mínimo de 1,5 metro em filas ou qualquer outro ambiente.

“Cabe a cada indivíduo, não somente ao poder público, o combate à pandemia. Trabalhando juntos, vamos conseguir superar esse momento tão desafiador”, destaca o prefeito Victor Coelho.

vinho-bacalhayu

Vinho importado, bacalhau e chocolate: os campeões de impostos na Páscoa

Frutos do Mar_

Festival de Frutos do Mar de Itapemirim agita feriado na cidade

_Marujo

Jovem usava rede social para ameaçar policiais que prenderam Marujo

Investimento_aeroporto

Aeroporto de Cachoeiro: que obras serão feitas?

carreta

Carreta com cozinha industrial e 7 toneladas de doações partem para Mimoso

MimosodoSul

Aumenta para R$ 3.500 auxílio a 20 mil famílias vítimas das chuvas

assinatura-aeroporto-cachoeiro027-03-2024

Casagrande autoriza o início das obras de ampliação do Aeroporto de Cachoeiro

estragos-mimoso-27-03-2024

Governo vai disponibilizar até R$ 21 mil sem juros para empreendedores afetados pelas enchentes

Leia mais