A terceira fase do Inquérito Sorológico revelou que 295.773 pessoas (7,36% da população) foram contaminadas pela Covid-19 no Espírito Santo. A informação foi divulgada pelo governador Renato Casagrande neste sábado (13) e detalhada numa coletiva de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
O levantamento vai permitir, segundo a Sesa, que o governo estadual possa obter uma fotografia da situação epidemiológica no Espírito Santo. Os resultados coletados servirão para abastecer uma base de dados que serão estudados, de modo a contribuir no planejamento das ações de combate ao novo coronavírus.
A terceira fase do Inquérito Sorológico foi realizada entre segunda (8) e quarta-feira (10) desta semana em Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Aracruz, Barra de São Francisco, Castelo, Guaçuí, Guarapari, Pedro Canário, São Gabriel da Palha e Venda Nova do Imigrante.
A quarta etapa do levantamento sobre a Covid-19 está prevista para acontecer entre os dia 22 e 24.
Dados coletados
Durante coletiva de imprensa na manhã deste sábado, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, apresentaram os dados coletados ao longo da semana.
Segundo a Sesa, a terceira etapa do Inquérito Sorológico revelou que a maior parte dos resultados positivos dos testes aplicados em domicílio aconteceram em Serra (87), Vila Velha (84), Vitória (69) e Cariacica(60). Dentre os infectados, a maioria dos casos positivos foi constatada em pessoas de 41 a 60 anos. As mais atingidas foram as mulheres.
“O Inquérito Sorológico foi uma decisão acertada porque testar, testar, testar, por si só não resolve, não dá o dado qualificado para se ter conclusões científicas. Constitui-se uma estratégia de testagem em massa dentro de uma metodologia científica em domicílio, com a capacidade de poder projetar estatisticamente qual é a presença da doença no nosso Estado, qual é a força de transmissão entre um ciclo e outro da coleta”, disse Nésio Fernandes.
O secretário disse que o resultado da terceira etapa sinaliza para um descontrole no comportamento da pandemia no Espírito Santo e se não houver uma melhoria na taxa de isolamento social.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
“A taxa de transmissão caracteriza um descontrole no comportamento da pandemia e um crescimento acelerado no comportamento da transmissão do vírus. Ainda não alcançamos o grau adequado de distanciamento social necessário para romper a cadeia de transmissão do vírus. É necessário que pratiquemos o distanciamento social de maneira mais radical, por decisão individual”, declarou.
Monitoramento
O subsecretário Luiz Carlos Reblin destacou a importância do Inquérito Sorológico no monitoramento da doença no Espírito Santo.
“É uma ferramenta que vai nos ajudar na tomada de decisões em relação a essa doença que estamos vivendo e vai permitir que no futuro a gente continue monitorando também a Covid-19, porque ainda há uma incerteza muito grande de como ela permanecerá entre nós, mas também vai nos ser útil no acompanhamento e monitoramento de outras doenças para as quais nós podemos repetir esse modelo do Inquérito Sorológico”, disse Reblin, que completou:
“A vacina que nós temos contra a Covid-19 é permanecer em casa. Só saia se for estritamente necessário. Se sair, mantenha a distância de quem está próximo a você. E use a sua máscara.”
Nésio Fernandes reiterou que o Estado tem um limite para abertura de leitos hospitalares e que se a população não ajudar nas medidas de isolamento social, de nada valerá o esforço realizado pelo governo para ampliar a capacidade de atendimento. Atualmente, o Estado possui 632 leitos de UTI e 652 de enfermaria.
“Nós não vamos vencer a pandemia com leitos hospitalares. Vamos vencer a pandemia com distanciamento social, com a ruptura da cadeia de transmissão”, completou Nésio Fernandes.
Cronograma do Inquérito Sorológico
Etapa 4
Data: 22, 23 e 24 de junho
Municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Viana.