A Secretaria de Estado da Educação (SEDU) abriu inscrições para os cursos gratuitos de Inglês e Espanhol, com vagas destinadas a estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, através dos Centros Estaduais de Idiomas (CEI). Em Cachoeiro de Itapemirim há 150 vagas para o curso de inglês.
Os interessados podem se matricular, por meio do Portal do Aluno até o dia 18 de fevereiro. As vagas são oferecidas, gratuitamente, pelos CEI, e será aceita somente uma inscrição por candidato. Em Cachoeiro de Itapemirim, o CEI funciona na escola Liceu Muniz Freire.
A relação dos candidatos classificados será divulgada no dia 24 de fevereiro de 2025 e disponibilizada em https://selecaoaluno.es.gov.br/Idiomas/, a partir das 17 horas.
Estão disponíveis 2.820 vagas para língua inglesa e 180 vagas para língua espanhola. CLIQUE AQUI e confira o Edital.
Centro Estadual de Idiomas e Intercâmbio Estudantil
Criado em 2009, o CEI oferece, além de cursos regulares em línguas estrangeiras para estudantes capixabas, oportunidade de vagas para cursos intensivos de línguas no exterior, por meio do Intercâmbio Estudantil.
Os estudantes selecionados no programa de Intercâmbio Estudantil viajam para países como Canadá, Estados Unidos, República da Irlanda, Inglaterra, Argentina e Chile com todas as despesas custeadas pelo Governo do Estado.
No dia 24 de janeiro deste ano, 123 alunos da Rede Pública Estadual embarcaram para o Canadá, pelo programa de intercâmbio Estudantil 2024. Os alunos passarão três meses nas cidades de Montreal, Vancouver e Toronto, aperfeiçoando o inglês e vivenciando uma imersão cultural.
Na ocasião, o Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou a ampliação do programa. “Para este ano, vamos mais que dobrar o número de vagas no Programa de Intercâmbio Estudantil, ampliando de 170 para 350 novas oportunidades. Além disso, novos destinos internacionais serão incluídos, como Inglaterra, Irlanda e Argentina, além dos já tradicionais Estados Unidos e Canadá”, afirmou o governador.
o Programa de Intercâmbio Estudantil conta, atualmente, com 28 unidades distribuídas em escolas das 11 Superintendências Regionais de Educação. O programa é incorporado ao Centro Estadual de Idiomas, com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma experiência de estudos no exterior e consolidar as competências desenvolvidas nos cursos de línguas, permitindo a utilização do idioma estrangeiro em contextos sociais, culturais e profissionais.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲