Já pensou em aprender a importância dos patrimônios, da diversidade e da gestão cultural, além de outros tópicos essenciais à atuação qualificada de agentes culturais? Se sim, o Ministério da Cultura (MinC) abriu inscrições para o curso Agente Cultural. A formação inicial e continuada da Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult) é gratuita e tem o objetivo de habilitar estudantes e trabalhadores da área da cultura a organizar, planejar, promover e gerenciar atividades e eventos culturais
As inscrições já estão abertas no site da Escult até o dia 28 de junho. Para se inscrever, é necessário antes fazer um cadastro. Este é um curso na modalidade educação à distância (EaD), gratuito e aberto a professores, estudantes, pesquisadores, profissionais que atuam na área da cultura e da economia criativa, artistas, gestores e demais interessados no tema, em todo Brasil.
A formação também explora as várias linguagens artísticas, como o teatro, as artes visuais, a dança, e ainda reflete sobre a produção e o gerenciamento dessas atividades na sociedade. Além disso, abordará o planejamento, gestão e liderança no meio cultural.
A professora, doutora e coordenadora dos cursos Formação Inicial e Continuada (FIC) da Escult, Nayara Joyse Silva Monteles, explica que o material formativo do curso é elaborado pelo professor doutor Lemuel Gandara e a professora mestra Caroene Neves, e promove discussões que valorizam a diversidade cultural, a possibilidade de criação de ‘rede’ para promoção da cultura em uma perspectiva ampliada e, também, destaca a importância da economia criativa.
“O curso de Agente Cultural possibilita a formação crítica de sujeitos para atuar em espaços culturais, bem como compreender sobre a dinâmica de trabalho a partir da utilização de equipamentos culturais como museus, galerias e outros. Assim, trata-se de um curso que abrange a dimensão conceitual e prática sobre a atuação do Agente Cultural”, afirma.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Além das aulas expositivas, os participantes terão acesso a uma sala de aula virtual com atividades interativas e práticas. As metodologias incluem videoaulas, estudos de caso e exercícios que estimulam diferentes habilidades técnicas e criativas.
O curso será ministrado na modalidade educação à distância (EaD), com carga horária de 160 horas. O período de inscrição se encerra em 28 de junho. Ao final, será entregue um certificado aos participantes.
Escult
A Escult foi desenvolvida pela Diretoria de Políticas para Trabalhadores da Cultura (Dtrac), da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), juntamente com o Instituto Federal de Goiás (IFG), e integra o Programa de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura. Em acordo com o Plano Nacional de Cultura, a proposta é oferecer cursos livres, de FIC (Formação Inicial e Continuada) e de pós-graduação.