As inscrições para o Cadastro Geral do Programa Jovens Valores, do governo do Espírito Santo, começam nesta terça-feira (10). Para concorrer à vaga, o candidato precisa ter no mínimo 16 anos de idade, estar matriculado e frequentando regularmente uma instituição de ensino e não possuir vínculo empregatício.
É necessário também estar cadastrado no site www.jovensvalores.es.gov.br, que também é o endereço eletrônico para fazer a inscrição. O estágio tem carga horária de 20 horas semanais, bolsa mensal no valor de R$ 619,91 e vale-transporte.
Ao todo são 1.835 vagas de estágio em 2020. A grande novidade este ano é a oferta de 835 vagas exclusivamente a estudantes do ensino médio da rede estadual matriculados em escolas de tempo integral com carga horária de 7 horas/dia e também para alunos do tempo parcial que peçam transferência para essa oferta.
Além de estudantes do ensino médio, o Programa Jovens Valores contempla cerca de 60 formações de níveis técnico e superior. Há oportunidades para estudantes de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Direito, Educação Física, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Tecnologia da Informação, entre outros cursos.
Papel social
O Jovens Valores desempenha também um papel social, uma vez que a seleção para o estágio prioriza critérios como: renda per capita; participação nos programas Nossa Bolsa, Bolsa Família e ProUni; ingresso em universidades e institutos federais por meio de cotas; jovens em acolhimento institucional e que cumprem ou cumpriram medida socioeducativa.
Também são priorizados os candidatos residentes em bairros atendidos pelo programa Estado Presente em Defesa da Vida. O objetivo dessa parceria é contribuir com a redução dos homicídios, além da melhoria dos indicadores sociais no Espírito Santo.