O Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim (IHGCI) realizou, nesta quinta (1), a sessão solene de posse dos novos membros do instituto. O evento ocorreu no Auditório Marília Mignone do Centro Cultural Palácio Bernardino Monteiro.
A cerimônia foi o primeiro evento promovido dentro do novo centro cultural, restaurado nos dois últimos anos e reinaugurado na quarta-feira (31), com presença do governador Renato Casagrande, artistas e toda sociedade cachoeirense.
Os novos membros são Camila Malacarne, Karina Bayense, Leone Leite Pecini, Ludymilla Christine de Oliveira Paineiras Cardozo e Thiago Rodrigues Almago Marques.
Estiverem presentes na sessão a secretária de Cultura e Turismo, Fernanda Martins, a representante da Academia Cachoeirense de Letras, Olívia Avelar, membros do IHGCI, amigos e familiares dos novos membros.
Lucimar Costa comenta que, assim como o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, criado em 1838, que é a mais antiga e tradicional entidade de fomento da pesquisa e preservação histórico-geográfica, cultural e de ciências sociais do Brasil, o IHGCI, com a entrada de novos membros, se fortalece para a coleta, promoção e estudos de documentos relevantes para a história de Cachoeiro de Itapemirim, assim como incentiva o ensino e o estudo públicos da história local.
O IHGCI, a partir de agora, tem sua sede na Sala “Professor Maciel”, no primeiro piso do centro cultural, que também agrega a Academia Cachoeirense de Letras, o Arquivo Público Municipal de Cultura Sala “Evandro Moreira” e a Biblioteca Pública Major Walter dos Santos Paiva, quatro instituições que incentivam, resgatam e preservam a memória e a história cachoeirense.
A história do Instituto
Em 1º de janeiro de 1944, foi inaugurado em Cachoeiro de Itapemirim o Núcleo Sul do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, primeiro IHG municipal do Estado, através de iniciativa do Professor Manoel Gonçalves Maciel e outros importantes defensores da história e memória cachoeirense.
Em sessão solene de 6 de abril de 1994, o IHGCI tornou-se independente e com autonomia administrativa. Em 2001, o escritor Evandro Moreira tornou-se presidente e se manteve no cargo até o ano de 2018. Desde 2019, o IHGCI é presidido por Lucimar Barros Costa.