Na manhã desta quarta-feira (5), oito recuperandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Cachoeiro de Itapemirim empreenderam fuga.
A Secretaria da Justiça (Sejus) informou que fato ocorreu durante o banho de sol, quando colaboradores da APAC foram rendidos e se recusaram a entregar a chave da porta de saída. Para a fuga, uma parede foi quebrada.
A Sejus ressaltou que todos os esforços para recaptura dos foragidos foram adotados, com acionamento das forças policiais e empenho da Subsecretaria de Inteligência Prisional (Subip).
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Para participar da APAC é necessária autorização judicial e que o detento seja voluntário.
O recuperando passa por um treinamento para conhecer o conceito e o método aplicado nas APACs, com duração de 90 dias.
A APAC é uma entidade civil de direito privado, com personalidade jurídica própria, dedicada à recuperação e à reintegração social dos condenados e é filiada à Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).