Aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) com nomes iniciados de J a M têm até o dia 9 de setembro para realizarem o recadastramento junto ao órgão. A não realização do procedimento acarreta na suspensão do benefício logo no dia seguinte, 10 de setembro.
“O recadastramento, quando ele não é feito, ocasiona o bloqueio do pagamento do beneficiário até que ele regularize a situação. Quando o segurando regulariza a situação, ele tem os pagamentos liberados com data retroativa ao que teve a suspensão”, alerta a diretora técnica do Instituto, Mariana Gonçalves, que atua como coordenadora do recadastramento.
A medida tem duas etapas obrigatórias: a prova de vida, que deve ser feita presencialmente em uma agência do Banestes ou na central de atendimento do Instituto, e a atualização cadastral, pela internet.
Os beneficiários devem ficar atentos para cumprir corretamente o processo. Segundo a coordenadora, “para que o recadastramento seja válido, é necessário que o segurado conclua as duas etapas obrigatórias. Se ele fizer apenas uma o pagamento será suspenso até a realização da outra etapa, uma vez que o procedimento não foi concluído.”
O objetivo do recadastramento, além de fazer o cálculo do custo da previdência com o pagamento de pensões e aposentadorias, é comprovar que os beneficiários estão vivos e garantir que a comunicação via documentos seja feita corretamente.
“O recadastramento está previsto em lei e é de extrema importância para o Instituto, pois evita o pagamento de benefícios indevidos, além de possibilitar que a base de dados da autarquia seja atualizada, o que é indispensável para a comunicação do Instituto com seus beneficiários”, comenta o presidente-executivo do IPAJM, José Elias Marçal.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
A lista específica dos segurados ainda pendentes com o procedimento pode ser conferida aqui.
Casos especiais
Quem mora fora do Estado deve preencher um formulário disponível no site do IPAJM, autenticar em cartório e encaminhar ao Instituto para fazer a etapa de prova de vida.
Pessoas acamadas ou impossibilitadas de se dirigirem a uma agência do Banestes para a realização da prova de vida, podem solicitar uma vida domiciliar.
“Para quem tem dificuldade de locomoção, nós temos a visita domiciliar para aqueles residentes no Espírito Santo, onde uma comissão que faz parte do recadastramento vai até a casa do beneficiário e faz essa visita”, explica a coordenadora, Mariana Gonçalves.
Serviço
Recadastramento de beneficiários
Público alvo: segurados com iniciais de J a M
Prazo: 9 de setembro de 2019
Informações: www.ipajm.es.gov.br