qui 28/março/2024 16:25
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

IPAJM convoca beneficiários com iniciais de J a M a fazerem recadastramento

Camila Soares

Aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) com nomes iniciados de J a M têm até o dia 9 de setembro para realizarem o recadastramento junto ao órgão. A não realização do procedimento acarreta na suspensão do benefício logo no dia seguinte, 10 de setembro.

“O recadastramento, quando ele não é feito, ocasiona o bloqueio do pagamento do beneficiário até que ele regularize a situação. Quando o segurando regulariza a situação, ele tem os pagamentos liberados com data retroativa ao que teve a suspensão”, alerta a diretora técnica do Instituto, Mariana Gonçalves, que atua como coordenadora do recadastramento.

A medida tem duas etapas obrigatórias: a prova de vida, que deve ser feita presencialmente em uma agência do Banestes ou na central de atendimento do Instituto, e a atualização cadastral, pela internet.

Os beneficiários devem ficar atentos para cumprir corretamente o processo. Segundo a coordenadora, “para que o recadastramento seja válido, é necessário que o segurado conclua as duas etapas obrigatórias. Se ele fizer apenas uma o pagamento será suspenso até a realização da outra etapa, uma vez que o procedimento não foi concluído.”

O objetivo do recadastramento, além de fazer o cálculo do custo da previdência com o pagamento de pensões e aposentadorias, é comprovar que os beneficiários estão vivos e garantir que a comunicação via documentos seja feita corretamente.

“O recadastramento está previsto em lei e é de extrema importância para o Instituto, pois evita o pagamento de benefícios indevidos, além de possibilitar que a base de dados da autarquia seja atualizada, o que é indispensável para a comunicação do Instituto com seus beneficiários”, comenta o presidente-executivo do IPAJM, José Elias Marçal.

A lista específica dos segurados ainda pendentes com o procedimento pode ser conferida aqui.

Casos especiais

Quem mora fora do Estado deve preencher um formulário disponível no site do IPAJM, autenticar em cartório e encaminhar ao Instituto para fazer a etapa de prova de vida.

Pessoas acamadas ou impossibilitadas de se dirigirem a uma agência do Banestes para a realização da prova de vida, podem solicitar uma vida domiciliar.

“Para quem tem dificuldade de locomoção, nós temos a visita domiciliar para aqueles residentes no Espírito Santo, onde uma comissão que faz parte do recadastramento vai até a casa do beneficiário e faz essa visita”, explica a coordenadora, Mariana Gonçalves.

Serviço

Recadastramento de beneficiários
Público alvo: segurados com iniciais de J a M
Prazo: 9 de setembro de 2019
Informações: www.ipajm.es.gov.br

Frutos do Mar_

Festival de Frutos do Mar de Itapemirim agita feriado na cidade

_Marujo

Jovem usava rede social para ameaçar policiais que prenderam Marujo

Investimento_aeroporto

Aeroporto de Cachoeiro: que obras serão feitas?

carreta

Carreta com cozinha industrial e 7 toneladas de doações partem para Mimoso

MimosodoSul

Aumenta para R$ 3.500 auxílio a 20 mil famílias vítimas das chuvas

assinatura-aeroporto-cachoeiro027-03-2024

Casagrande autoriza o início das obras de ampliação do Aeroporto de Cachoeiro

estragos-mimoso-27-03-2024

Governo vai disponibilizar até R$ 21 mil sem juros para empreendedores afetados pelas enchentes

acidente-BR-101-27-03-2024

Colisão entre quatro veículos deixa dois mortos na BR 101 em Rio Novo do Sul

Leia mais