Um engajado grupo resolveu devolver um pouco das cores da natureza a lugares em que imperavam os “cinquenta tons de cinza” de asfalto, calçadas e blocos. E assim a sede de Cachoeiro de Itapemirim ficou mais viva ao ganhar o encanto dos 200 ipês-amarelos plantados em sua área, uma iniciativa que floresceu pelas mãos da ONG Caminhadas e Trilhas – Preserve.
Nesta época do ano as árvores ostentam toda a sua beleza pela cidade. Diferentemente de outras espécies, o ipê-amarelo floresce no inverno. Seu colorido intenso é um presente para os olhos de quem passa na Rua Moreira, nas proximidades do Liceu Muniz Freire; nas imediações dos hospitais Unimed, Santa Casa e Infantil; perto do Fórum Municipal, no bairro Independência; na Linha Vermelha e na Avenida Beira-Rio.
“A ideia surgiu em 2016. Plantamos algumas de forma embrionária, com apoio de voluntários e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A partir de 2017, nossa ação aumentou, pois fomos contemplados pelo projeto Florestas Urbanas com um convênio entre a ONG Caminhadas e Trilhas – Preserve e a Fundação Banco do Brasil. Ganhamos 100 ipês-amarelos completos, com gradis, e os plantamos pela sede. Hoje a cidade está toda florida. O número total chegou a 200 ipês com a doação de voluntários e as sobras das margens do programa”, ressalta o presidente da ONG, João Luiz Madureira Júnior.
O trabalho requer todo o cuidado com as mudas, que já têm uma média de nove anos quando chegam ao solo. “No momento do plantio, sempre verificamos as calçadas, a fiação e o tamanho da rua para ver qual a melhor árvore para cada local. E depois, continuamos dando atenção a todos as árvores, fazendo essa gestão com os poderes públicos. Somos agora participantes da lei municipal que vai legislar sobre o plantio de árvores pela cidade, mas já demos ideia ao prefeito Victor Coelho de deixar um grande legado para a cidade com o plantio de mil árvores da zona urbana. Seria uma obra perene”, acrescenta.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Leia mais: ONG planta 110 ipês amarelos na área central de Cachoeiro
Sobre o ipê-amarelo
O ipê-amarelo é encontrado em todas as regiões do Brasil e sempre chamou a atenção de naturalistas, poetas, escritores e até de políticos. Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou a árvore, da espécie Tabebuia vellosoi, a Flor Nacional. Desde então, é a flor símbolo de nosso país.
Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda, e é o nome popular usado para designar um grupo de nove ou dez espécies de árvores com características semelhantes de flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás.