ter 17/maio/2022 05:28

Itapemirim planeja instalar base para observação de baleias na Ilha dos Franceses

Itapemirim planeja instalar base para observação de baleias na Ilha dos Franceses
Alessandro Araujo de Paula

Rota de migração de baleias que seguem pelo litoral Sul em direção a Abrolhos, na Bahia, para se acasalarem, Itapemirim poderá ter uma base de observação desses animais.

O estudo está sendo feito pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente com o Instituto Orca e o local mais provável para a base é a Ilha dos Franceses, situada entre as praias de Itaoca e Itaipava.

“Com frequência baleias passam pelo nosso litoral, por isso temos avaliado a implantação desse observatório para que as pessoas possam visitar e conhecer mais sobre esses animais”, disse o secretário de Meio Ambiente, Jean Paz Roza.

No mesmo local, também está sendo avaliada a implantação de uma base de apoio para ambientalistas, já que a Ilha dos Franceses, apesar de ser ponto turístico, é uma área de preservação.

O Instituto Orca, é uma ONG que desenvolve ações de preservação ambiental e de proteção aos animais aquáticos.

A atenção às baleias ganhou mais força com as mortes de baleias ocorridas no Litoral Sul. No dia 29, um filhote de baleia minke foi encontrado morto na Praia da Gamboa.

Na avaliação do biólogo e ambientalista Lupércio Barbosa, diretor do Instituto Orca, o filhote tinha cerca de um mês de vida e, possivelmente, morreu de fome após se perder da mãe.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil e do Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (Salvamar), Ezequiel de Souza, já existem outras duas baleias enterradas nas praias de Itapemirim.

Ezequiel informou que a prefeitura pretende escavar o local onde foi enterrada uma destas baleias com o objetivo de fazer a exposição com a ossada do animal, como meio de conscientização.

Ultimas Notícias
%d blogueiros gostam disto: