sex 14/novembro/2025 08:34
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Itapemirim sanciona leis de segurança pública 

Vista de Itapemirim, no Litoral Sul do Estado. Foto: Facebook/Itapemirim

A Prefeitura de Itapemirim encerrou a semana sancionando três leis que tratam sobre a segurança pública. Está sendo criado o Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança Pública; o Núcleo de Inteligência, Contrainteligência, Planejamento e Estatística da Guarda Civil Municipal; e ainda a alteração da nomenclatura do cargo de Agente de Vigilância Patrimonial, para Guarda Patrimonial Municipal.

As leis visam contribuir para a segurança pública e a prevenção da violência. Saiba mais sobre cada uma das leis sancionadas:

CRIAÇÃO DO GGIM

A lei municipal nº 3.344/23 trata sobre a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal para Assuntos de Segurança Pública do Município de Itapemirim – GGIM, visando à integração do planejamento de segurança pública e da implementação de ações necessárias ao enfrentamento da violência e da criminalidade.

O Gabinete de Gestão Integrada contará com a participação de integrantes dos seguintes órgãos e instituições: Secretaria Municipal de Defesa Social; Guarda Civil Municipal de Itapemirim; 9ª Delegacia Regional de Itapemirim; 9ª Companhia independente de Polícia Militar – PMES; 3º Batalhão Bombeiro Militar (3º BBM) Cachoeiro de Itapemirim; 1º Companhia Bombeiro Militar (1ª CA BM) – ES; e Ministério Público Estadual por meio da Promotoria de Justiça de Itapemirim.

O objetivo do GGIM é aumentar a eficiência da alocação das forças de segurança na cidade, promovendo a integração entre os órgãos de segurança pública, realizando a articulação dos programas de enfrentamento à violência no âmbito municipal, a prevenção e repressão da violência e da criminalidade, o planejamento das ações integradas nas áreas definidas no Município, em função dos indicadores de violência e vulnerabilidade, priorizando as medidas de maior impacto para reversão dos índices de violência, e elaborando programas, projetos e ações que contribuam na gestão municipal da política de segurança cidadã e prevenção da violência.

Vale salientar que as funções dos membros do GGIM não serão remuneradas.

CRIAÇÃO DO NICOPES/GCMI

Visando aprimorar o desenvolvimento de ações e planejamento, com objetivo de coordenar e controlar as atividades de busca de informações de interessa da segurança pública municipal, a lei municipal Nº 3345/23 cria o Núcleo de Inteligência, Contrainteligência, Planejamento e Estatística, da Guarda Civil Municipal de Itapemirim – NICOPES/GCMI.

O NICOPES/GCMI, que será subordinado à Corregedoria da GCMI, contará com as seguintes unidades funcionais: Inteligência; Contrainteligência; e Planejamento e Estatística.

Destaca-se que os serviços das unidades serão desenvolvidos por integrantes da Guarda Civil Municipal de Itapemirim – GCM.

MUDANÇA DE NOMENCLATURA

A Lei Complementar Nº 271/23, altera a nomenclatura do cargo de Agente de Vigilância Patrimonial, que agora passa a ser identificado como “Guarda Patrimonial Municipal de Itapemirim – GPMI”.

Destaca-se que não se trata de Guarda Civil Municipal, e sim “Patrimonial”. Desta forma estão mantidas todas as atribuições, pré-requisitos, nível de escolaridade e de vencimentos, bem como os demais padrões correlatos, anteriormente regulamentados para o cargo de “Agente de Vigilância Patrimonial”.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

candidatos-guarda-civil-13-11-25

Prefeitura de Cachoeiro convoca 40 novos Guardas Civis Municipais para reforçar a segurança

TRE-ES convoca eleitores capixabas para cadastramento biométrico

TRE-ES convoca eleitores capixabas para cadastramento biométrico

baleia-encalhada

Filhote de baleia-jubarte é encontrado morto em Marataízes

restaurante

Novo Vale-alimentação: mais de 500 mil trabalhadores no ES serão beneficiados

superior-tribunal-de-justica

STJ decide que Forças Armadas não podem afastar militares trans

renato-casagrande-governador

Governo do Estado anuncia abono de R$ 2.500 para professores

fies

MEC começa a convocar lista de espera do Fies para o segundo semestre de 2025

boxe-paulo-ze-doido-

Capixaba Paulo “Zé Doido” encara russo em maior duelo de boxe do mundo

Leia mais