qua 24/abril/2024 20:25
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Itapemirim tem rota gastronômica em que o atum é o prato principal

redacao
Redação Dia a Dia

Os apreciadores da culinária baseada no pescado encontram uma rota do turismo gastronômico capixaba em Itapemirim, onde o ingrediente principal é o atum, que tem uma relação histórica com a cidade virou até motivo para criação de uma receita bem original.

“O Atum ao Imperador é um prato que foi criado justamente para homenagear a pesca, bem como a visita Imperial à Itapemirim em 1860”, conta o chef Hamilton Martins do Amaral Júnior.

Em média, segundo dados estatísticos, Itapemirim produz entre duas e três  mil toneladas de atum por ano, que pode ser servido de diferentes maneiras: com  estrogonofe, medalhão, torta, saladas, fritadas e conservas de atum.

Essa abundância promove a cidade como um destino turístico, gastronômico e cultural, com a valorização da pesca, uma das mais importantes atividades geradoras de renda para o município.

Existem também outras receitas igualmente apreciadas pelos turistas que sempre prestigiaram o Festival de Atum em que muitos pratos são apresentados.

O peixe pode ser servido ao rolete, ao Imperador, grelhado ou a linguiça de atum, dentre tantas outras receitas feitas com o pescado.

O secretário municipal de Turismo, Wilson Viana Neto, informa que já está sendo programada a realização do Festival de Atum para o início de janeiro de 2022.

“Na ocasião, são apresentadas as delícias gastronômicas feitas a partir do pescado”, antecipa.

Mas a maioria dos cardápios também podem ser encontrados na rede de restaurantes do município do Litoral Sul capixaba, adianta Wilson.

O secretário destaca ainda que existem outras formas de consumo do atum. “Ele também pode ser servido assado, como churrasco, filet com abacaxi, quibe, pastel, pizza, espetinho com pimentões, além de arroz de atum, massa com atum desfiado e também lasanha de atum”, ressalta.

Dotado com raras belezas naturais, históricas e localizado entre as montanhas e o mar, onde o atum é pescado em águas profundas, o município entra de vez no roteiro turístico capixaba e nacional.

Além de compor a mesa de turistas, visitantes e moradores, a produção pesqueira também é produto de exportação, além de abastecer o mercado interno.

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

Leia mais