qua 30/abril/2025 00:56
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Fotos: Arquivo pessoal

Jonatha Jacob: o maratonista descalço que corre pela vida

Patrícia Monteiro
Jonatha já correu 42 km pela sua missão

A corrida, para muitos, é um desafio físico. Para Jonatha Jacob, 41 anos, policial penal e maratonista, é muito mais do que isso: é uma missão de vida. Cachoeirense, mas morador de Marataízes há 22 anos, ele decidiu correr descalço para chamar a atenção para um problema que abala milhões de pessoas no mundo: a depressão e o suicídio.

Com uma bandeira que carrega a mensagem “Diga SIM à Vida! e a camisa estampada com a foto de um amigo que perdeu para o suicídio, ele transforma cada quilômetro percorrido em um ato de conscientização. A esposa, Lívia Coelho, e os dois filhos são a base que dão sustentação para o atleta cumprir sua missão.

Os filhos sempre esperam ele na chegada

A dor da perda foi o estopim para essa jornada. A decisão de correr sem calçados surgiu após a morte de um amigo próximo, também policial penal, que tirou a própria vida na Terceira Ponte. O choque da notícia o fez refletir sobre a importância de falar sobre o tema. “Se eu soubesse, se ele tivesse comentado comigo… um sinal, uma palavra… talvez pudesse ter ajudado”, lamenta.

A primeira prova de corrida descalço aconteceu há dois anos, na Meia Maratona de Vitória, quando percorreu 21 km levando sua mensagem. “Foi um desafio enorme, cheguei com bolhas de sangue, mas me senti realizado. As pessoas no caminho perguntavam, parabenizavam, e eu via que minha mensagem estava chegando”. Desde então, ele abraçou a causa e, no ano passado, completou sua primeira maratona de 42 km.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora



Correr sem calçados exige preparação e resiliência. Jonatha treina na areia, sente a brisa do mar e fortalece a mente para enfrentar as dificuldades da prova. “Na maratona, é um processo, é uma penitência. É você contra você. No quilômetro 30, a câimbra veio, mas eu me mantive focado, porque sabia que precisava cruzar a linha de chegada”, conta.

A missão vai além da corrida. Jonatha incentiva colegas e conhecidos a praticarem esportes, enxergando a atividade física como uma válvula de escape emocional. “Perguntei a um amigo: ‘Quando foi a última vez que você viu o sol nascer?’. Pequenas coisas podem fazer diferença. O esporte faz com que a gente viva melhor, o movimento nos traz vida interior”, reflete Jonatha.

A mensagem é clara: é preciso estar atento aos sinais. “Muitas vezes, um olhar triste esconde uma luta invisível. Às vezes, um simples ‘bom dia’ pode abrir uma janela para ajudar alguém”, alerta.

Jonatha também já enfrentou momentos difíceis e encontrou no esporte uma forma de renovação. “Eu sou o maior beneficiado dessa ação. Cada corrida é uma desintoxicação emocional”, conta.

Hoje, ele segue firme com sua bandeira, correndo por aqueles que não conseguiram pedir ajuda e por aqueles que ainda podem ser salvos. Seu lema é simples, mas poderoso: “Cuide-se, aproveite cada oportunidade, viva!”

Sua próxima prova já tem data. Ele está inscrito na Maratona de Vitória 2025, que vai acontecer em agosto, quando Jonatha fará novamente o percurso de 42 km com os pés descalços.

O atleta pretende fazer uma corrida internacional e está buscando patrocínios que o ajudem a levar a sua mensagem cada vez mais longe.

Além das corridas, Jonatha também usa suas redes sociais para motivar outras pessoas. Em seu perfil no Instagram (@medicinadaautoestima), ele compartilha vídeos inspiradores e mensagens de incentivo, reforçando a importância da autoestima e da prevenção ao suicídio.

Respostas de 4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

câmara debate sobre população em situação de rua

Câmara realiza debate aberto sobre população em situação de rua

obras-linha-vermelha-28-04-2025

Trecho da Linha Vermelha será fechado para finalização de muro e galeria pluvial

acidente-onibus-carreta-28-04-2025

5 sobreviventes de acidente entre ônibus e carreta recebem alta na Santa Casa

mao-escrevendo-27-04-2025

Como que escreve?

taca-vinho-vinicola-tabocas-27-04-2025

O vinho que nasce das Montanhas Capixabas

fotos - gata-e-o-titanic

Rumo ao Inexplicável: A gatinha e o Titanic

caravelas-27-04-2025

Achado não é roubado?

lei seca_força pela vida (7) (1)

Operação Lei Seca flagra 78 motoristas que recusaram bafômetro no Espírito Santo

Leia mais