qui 25/abril/2024 06:34
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Ailton Sobrinho pesquisa sobre o trabalho de Rubem Braga. Foto: PMCI

Jornalista mergulha no acervo da Casa dos Braga para doutorado na França

Andréia Pegoretti

O jornalista Ailton Sobrinho resolveu fazer uma imersão cultural no acervo documental da Casa dos Braga, em Cachoeiro, para conhecer os meandros da obra e da história do escritor Rubem Braga, objeto de sua pesquisa de doutorado em Estudos Lusófonos pela Universidade Clermont Auvergne, da França. Desde terça-feira, ele estuda o material disponível para fundamentar seus textos.

Intitulado “Da crônica jornalística à reportagem de guerra: ficção e não ficção no jornalismo literário de Rubem Braga e Joel Silveira”, o trabalho do doutorando busca identificar e analisar o “processo de ficcionalização da escrita jornalística ao adotar técnicas literárias em sua redação, por meio das produções dos autores, que atuaram na Itália como correspondentes durante a Segunda Guerra Mundial”.

“Trata-se, também, de um trabalho que visa a mostrar a importância do gênero crônica, por vezes relegado pela crítica literária a um status de gênero menor, e dar visibilidade à atuação de cronistas, como o velho Braga, na formação do jornalismo literário brasileiro”, acrescenta Sobrinho, que concluirá a consulta ao material do centro cultural nesta sexta (23).

Artigos

O pesquisador já publicou um artigo que aborda especificamente a escrita do ilustre cachoeirense e produziu outros que abordam a influência do modelo jornalístico francês na imprensa brasileira oitocentista e sobre a relação de alteridade entre jornalista e personagem no contexto do jornalismo literário.

Em novembro, o acadêmico marcará presença em um evento, em Bogotá, na Colômbia, explicando a atuação do cronista capixaba como jornalista em imersão na guerra.

“É realmente imprescindível que a cidade mantenha centros culturais e museus da qualidade e relevância da Casa dos Braga. Poder oferecer algo assim aos turistas, aos intelectuais, aos artistas e à população nos orgulha e incentiva para resguardar, cuidar, lutar pelos espaços preciosos do patrimônio histórico-cultural que nossa cidade tem. Nossos centros culturais estão de braços abertos e prontos para receber a todos”, reforça a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

O acervo da Casa dos Braga está disponível para consulta do público em geral. O espaço fica aberto das 9h às 18h, de segunda a sábado, e das 9h às 15h, aos sábados. Não é preciso agendamento de visita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (28) 3155-5258.

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

Leia mais