qua 24/abril/2024 23:28
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Rua Muniz Freire, no Centro de Iconha. Foto: Alexandre Damazio

Jornalistas relatam bastidores da tragédia em Iconha

Erika Santos

A cidade de Iconha amanheceu num estado caótico, sem água, sem energia elétrica, com um rastro de lama e destruição por toda parte. Jornalistas que participam da cobertura do temporal que devastou a cidade do Sul do Espírito Santo relatam o clima de desespero que encontraram e alguns bastidores.

Desde cedo na cidade, o repórter Alexandre Damazio, do portal Dia a Dia ES, afirma que a sensação das pessoas é de perplexidade.

Uma das histórias que Damazio conta é a das funcionárias de uma lotérica no Centro, Juliana Bittencourt, 23 anos, e Lorraine Araújo, 22. Como a loja foi fortemente atingida pela enchente, elas temem ficar sem emprego. Com os pés mergulhados na lama, elas observavam o local desoladas.

“Na cobertura eu conheci a Juliana e a Lorraine. As duas são arrimo de família e estão desesperadas, com medo de não terem onde trabalhar”, contou Alexandre.

Juliana Bittencourt e Lorraine Araújo: lotérica destruída. Foto: Alexandre Damazio

Já a jornalista Luciana Maximo, do portal Espírito Santo Notícias, passou a noite monitorando o canal de Itaputanga, em Piúma. O local recebe toda a água do rio que vem de Iconha em direção ao mar. Em sua cobertura, ela flagrou moradores com pequenas ferramentas ajudando a cavar, antes mesmo da chegada das máquinas da prefeitura, para liberar o acesso e ajudar a esvaziar o município vizinho.

“Piúma recebe toda a água que cai em Iconha. O Rio Iconha passa por dentro de Piúma e deságua na praia. Fizemos um apelo junto com algumas pessoas para que a prefeitura tomasse uma atitude emergencial de abrir o canal de Itaputanga para que desse vazão ao rio e daí pudesse esvaziar o mais rápido possível o município de Iconha. Graças a Deus a prefeita Marta Scherrer autorizou a abertura do canal. Antes que as máquinas chegassem, um grupo de pessoas já estava lá com pás e enxadas, e nós estávamos lá acompanhando isso”, contou Luciana.

Luciana Maximo no centro destruído de Iconha

Pela manhã, ela também esteve em Iconha e levou solidariedade junto com o carro da reportagem. Ela distribuiu lanches para moradores, num ato de solidariedade diante de um momento difícil.

“Estivemos pela manhã em Iconha, trouxemos leite, mortadela, pão, chocolate, enfim, nos colocamos à disposição, colocamos nosso carro também com som para avisar as pessoas que tinha lanche, um ponto em frente ao Banestes. O que mais me emocionou foi ver pessoas unidas em prol de um único objetivo: ser solidário”, disse a jornalista.

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

Leia mais