qui 19/junho/2025 19:22
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Lei do Parto Livre é debatida em audiência em Cachoeiro

Audiência em Cachoeiro debateu a Lei do Parto Livre. Gestantes, promotores e autoridades relataram abusos e cobraram respeito aos direitos das mães.
Imagem ilustrativa

Na última quarta-feira (21), a Câmara de Cachoeiro sediou uma audiência pública sobre os direitos das gestantes no Espírito Santo, com foco na Lei do Parto Livre. O evento reuniu autoridades, sociedade civil e especialistas.

A iniciativa foi do deputado estadual Wellington Callegari e do vereador Creone da Farmácia, ambos do PL. O objetivo foi discutir os avanços e os desafios na aplicação da lei, que garante autonomia e respeito às mulheres durante o parto.

Segundo Callegari, ainda há resistência cultural nos hospitais. “O médico orienta, mas a mãe deve escolher o que será feito com seu corpo e com seu filho”, destacou.

Creone reforçou a necessidade de divulgar a lei. “Muitas mães não conhecem seus direitos e acabam sendo violentadas. Precisamos garantir dignidade e proteção”, afirmou.

Relatos emocionantes e graves foram apresentados por pacientes, familiares e pela conselheira tutelar Elizabeth Davel. “Temos notícia de partos forçados. Às vezes conseguimos agir, mas muitas mulheres não sabem a quem recorrer”, lamentou.

A promotora de justiça Indira Diwali ressaltou que o Ministério Público acompanha casos de violência obstétrica. “Essa violência pode gerar traumas físicos e psicológicos graves”, alertou.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gripe-mulher-idosa

Secretaria de Saúde divulga número de mortos por doenças respiratórias no ES

teatro-espetaculo-debaixo-da-ponte

Casa Carmô traz espetáculo “Debaixo da Ponte” nesta sexta (20)

carteira-digital-prefeitura-cachoeiro

Prefeitura de Cachoeiro oferece carteira digital para servidores

atletas-junes-sebastinine-vitoria-jogos-universitarios

Atletas de Mimoso e Marataízes conquistam título inédito no basquete

centro-de-saude-paulo-pereira-gomes

Serviços essenciais vão funcionar no feriado de Corpus Christi em Cachoeiro

semus-secretaria-de-saude-cachoeiro

Semus fecha mais cedo nesta quarta (18) para dedetização do prédio

sitesci-desconto-sindical2-

Saúde: trabalhadores denunciam e sindicato se defende de acusações

tatuagem-caes-gatos

Agora é lei nacional: fazer tatuagem ou colocar piercing em cães e gatos é crime

Leia mais