ter 8/abril/2025 03:57
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Leia Mulheres – Te peço em nome de todas nós

olivia-15-08-2023
Olivia Batista de Avelar

“Se és uma mulher forte
se proteja com palavras e árvores
e invoca a memória de mulheres antigas.”
Gioconda Belli

Convoco à exuberância do espírito deste tempo. Do hoje. Do agora. Do instante sublime. Leio vozes que soam familiares, que falam do que me esqueci de recordar. Do que não sabia, mas reconheço. O fazer literário tomou ares de dança, de ciranda, de escrita coletiva e leitura em roda. Pegou fôlego e alçou voo: páginas e asas, aonde podem nos levar? O que querem nos fazer enxergar?

Arauto dos festejos: inauguro novo ciclo dessa coluna, iniciada em 2020 e transmutada algumas vezes para caber, outras para transbordar. Se há vontade, acha-se jeito. Mas, não de qualquer forma, antes de maneira formosa. Desde quando comecei a escrever por aqui sobre cinema, durante a pandemia, as palavras ganharam força e vida própria: vieram outras paragens que receberam meus artigos, um clube de leitoras, um livro de poesia publicado, encontros com mulheres cheias de histórias. E quero contar sobre elas. Cantar aos quatro ventos, propagar e seguir junto.

Filmes, mulheres e livros – um trio, uma trinca de ases que pretendo trançar. As telas se multiplicam. Filmes se inspiram em livros. Mulheres expiram em escritos o tempo do silêncio e da reclusão. Estamos armadas de literatura e não hesitaremos em usá-la. Somos nossas próprias palavras e brilhamos de orgulho ao vocalizá-las. Ao escrevê-las.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

Convite: leia mulheres! Sonhe nossa poesia. Conte com nossos contos. Entregue-se aos nossos romances. Leia o que nos é crônico. E urgente. A partir de hoje, autoras contemporâneas serão apresentadas, uma vez por mês, nesta coluna. Não chegarão sozinhas, mas amparadas pelas mãos de mulheres escrevedeiras do passado – nossas raízes – pois delas recebemos a honrada seiva de sentir, pensar e relatar o presente. E de semear o futuro, linha por linha, página por página, livro por livro.

O espaço Leia Mulheres trará artigos sobre obras previamente selecionadas, priorizando a intertextualidade e a relevância dos assuntos correntes na sociedade na data de cada publicação.

 

Olivia Batista de Avelar. Escritora, professora, articulista de literatura e cinema. Organizadora do Clube de Leitoras de Cachoeiro de Itapemirim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
Curso de Música para 19 municípios do ES

Inscrições abertas para cursos de Música em 19 municípios do estado

casal se reencontra-hospítal-a07-04-25a

Emoção: casal internado se reencontra após grave acidente

Como ter margaridas florindo o ano todo sem esforço

Como ter margaridas florindo o ano todo sem esforço

Chuvas_intensas

Chuvas perdem força no início da semana, mas sul do ES ainda exige atenção

Flor de maracujá história, fé e mistério

Flor de maracujá: história, fé e mistério

um olhar para o céu de Cachoeiro

Um olhar para o céu

O crisântemo é a flor perfeita para dar cor ao outono

O crisântemo é a flor perfeita para dar cor ao outono

ipva

IPVA 2025: pagamento começa nesta segunda; fique atento aos prazos e a golpes

Leia mais