Ligações clandestinas na rede de esgoto ou instalações irregulares podem prejudicar o funcionamento das redes nas cidades, comprometer a eficiência do serviço e provocar danos ao próprio morador.
o alerta é do gerente operacional da concessionária em Cachoeiro, Jocimar de Assis Alves.
Um dos erros comuns, segundo o gerente da BRK, é o morador direcionar indevidamente a água da chuva para a rede de esgoto, sobrecarregando o sistema.
“As chuvas expõem ainda mais os problemas. Essas ligações podem acarretar o rompimento das redes, entupimentos, mau cheiro e o refluxo do esgoto, favorecendo a transmissão de doenças via água contaminada”, disse.
Outra irregularidade comum é quando o esgoto é lançado incorretamente na rede de drenagem de água da chuva.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
“Neste caso, em vez de ser conduzido para a estação de tratamento, ele pode ser despejado em rios e córregos, poluindo os mananciais”, explicou.
De acordo com Jocimar, a BRK tem buscado, por meio de campanhas educativas, conscientizar a população sobre a importância de manter as ligações das redes regularizadas.
Quando qualquer indício de irregularidade é verificado pela concessionária, o morador é orientado para a normalização e recebe um Termo de Ocorrência de Irregularidade, com as possíveis sanções e prazos para que o problema seja regularizado.
Atualmente, a BRK mantém índice de 100% de disponibilidade para residências urbanas de Cachoeiro de Itapemirim contemplados com o serviço de coleta de esgoto, sendo que 98,15% desse esgoto é tratado.