A população de Alto Pongal prometeu e cumpriu. A pequena vila de descendentes italianos em Anchieta fez da sua 14ª Festa da Imigração Italiana uma grande celebração regada a comida, bebida, música e dança.
E como garantiu nos preparativos do evento, a comunidade fez um escudiguim gigante, que chegou a oito metros e 10 centímetros de comprimento, devidamente medido no palco do evento. O escudiguim é uma linguiça típica feita com carne e couro de porco moídos. E como a comida é farta, também rolou o “sopão do nonno” à noite.
O encontro ocorreu no último domingo (1º). Segundo a organização, 15 mil pessoas participaram da festa. O evento também teve com um dos pontos altos o desfile de carros, a Carretela Italiana.
A programação oficial começou com missa, na abertura da praça gastronômica. Durante todo o dia houve shows e apresentações culturais, além do desfile para escolha da “Bella Bambina”, “a jovem mais bonita” que passa a representar a comunidade. A vencedora foi Thayssa Rovetta, de 17 anos.
A celebração contou ainda com moda de viola e show com diversas bandas. A Carretela da Imigração reuniu membros da comunidade e visitantes vestidos a caráter. Eles passearam em carros alegóricos decorados e contam a história da vila. Nos últimos anos, a carretela vem contando a origem da imigração na região.
O desfile foi animado com muita música, regada a vinho e comidas típicas italianas. Os participantes que adquiriam o passaporte desfilam na carretela com direito a comidas típicas e vinho de graça durante todo o percurso.
Também no domingo ocorreu a 15ª Caminhada Os Passos dos Imigrantes, que teve início na sede de Anchieta e percorreu 41 quilômetros até a comunidade de Alto Pongal, onde os participantes foram recepcionados.