Foto: Divulgação
A literatura tem o poder de preservar memórias e dar voz a histórias que, de outra forma, poderiam se perder no tempo. Foi com esse propósito que a escritora piumense Fabiani Taylor escreveu “Eu ouvi das conchas da praia”, uma obra que resgata vivências de mulheres de Piúma e sua garra em tempos difíceis.
Para compor a obra, Fabiani realizou entrevistas com diversas mulheres de Piúma, registrando relatos que, muitas vezes, se entrelaçavam à sua própria história. Dentre todas, uma das que mais a marcaram foi a de Dona Neide, que em 2025 completou 97 anos. “É muito importante registrar nossas memórias, principalmente quando as histórias de muitas mulheres foram apagadas ao longo do tempo”, destacou a autora.
O livro “Eu ouvi das conchas da praia” foi lançado no dia 21 de março, na Câmara Municipal de Piúma e contou com uma homenagem ao ator Paulo Gustavo, criador da icônica personagem Dona Hermínia. Fabiani, que se diz fã do ator e comediante, incorporou a personagem durante o evento como forma de reconhecimento à Lei Paulo Gustavo, que possibilitou a publicação do livro.
Sobre o cenário da literatura no Espírito Santo, a escritora reconhece os desafios, especialmente no que diz respeito à difusão das obras. “Precisamos de mais editais de fomento e de circulação dos livros”, pontuou.
Com o recente anúncio de novos editais da Secretaria de Cultura de Piúma, ela pretende inscrever um projeto sobre violência contra a mulher. “Tenho um livro pronto com esse tema esperando uma lei de fomento para publicá-lo”, diz. Além disso, a escritora está cheia de ideias para uma nova coleção de livros infantis.
“Nossas histórias são importantes e devem ser contadas para que fiquem registradas e possam ser conhecidas por muitas gerações.”
Os leitores interessados em adquirir “Eu ouvi das conchas da praia” podem entrar em contato diretamente com a autora ou acessar o site da Editora Cousa.
Sobre a autora
Formada em Letras e mestra pela UFES, Fabiani é professora e escritora premiada. Sua paixão pela literatura surgiu ainda na infância, através da Coleção Vagalume. O interesse pela escrita se consolidou no curso “Ler e Escrever Rubem Braga”, ministrado pelo professor Dr. Francisco Aurélio Ribeiro. Desde então, publicou diversas obras, incluindo Hieróglifos, O Badalador de Sinos e Outras Crônicas, Fósseis e a Coleção Poesia é o Bicho.
A justiça condenou nesta quarta-feira (2), Erildo Silva Alves, a 15 anos e quatro meses…
A flor-de-maracujá, conhecida por sua estrutura exótica e beleza singular, é uma das plantas mais…
A cidade de Cachoeiro de Itapemirim será uma das sedes regionais das modalidades coletivas dos…
A descoberta em 2022 de fósseis na caverna Gruta do Limoeiro, em Castelo, ganhou uma…
Os municípios de Divino de São Lourenço e Guaçuí poderão ter alteração em seus limites…
A Van Itinerante do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) está percorrendo bairros de Cachoeiro…
This website uses cookies.
View Comments
FABIANI TAYLOR é um ícone na cultura piumense. Mulher guerreira, mãe esplêndida, amiga confiável, profissional ímpar e principalmente uma lutadora e defensora da literatura e do futuro dos alunos que passam por suas mãos, sempre incentivando-os a buscarem um melhor lugar ao sol.
Tenho muito respeito e maior admiração por essa Pessoa ESPETACULAR!!!
Desejo SUCESSO sempre. E sei que terá, pois, é merecedora!!!!!
FABIANI Taylor, piumense nata,defensora da literatura e cultura brasileira,sempre em busca de conhecimentos para cada vez aprimorar nossos dias literários.Sou professora da escola, Lacerda de Águiar, suas obras são inspiração para o meu trabalho.Respeito,amor e gratidão ás suas obras.Sucesso sempre,suas crônicas,do último lançamento,retrata a verdadeira vida das mulheres guerreira de Piúma.
Algumas pessoas passam pela nossa vida e deixam marcas tão profundas que nos transformam para sempre. E você, Fabiani, é uma dessas pessoas!
Tive o privilégio de ser seu aluno no ensino médio, lá em 2010, e até hoje carrego comigo tudo que aprendi, não apenas sobre literatura, mas sobre a vida. Suas aulas iam além das páginas dos livros; eram cheias de paixão, inspiração e um olhar genuíno para cada aluno.
Que sorte a minha ter sido guiado por alguém tão especial! Você acreditou em mim quando eu ainda não sabia do que era capaz. Seu incentivo, seu carinho e sua dedicação foram fundamentais para a minha trajetória.
Se eu pudesse, voltaria no tempo só para viver tudo de novo, para sentir mais uma vez aquela magia que só quem teve uma professora como você entende.
Minha eterna gratidão por tudo, Fabiani! Você é inesquecível!