O livro “Tiana e a incrível história da professora Zilma Coelho Pinto”, da escritora Deane Monteiro Vieira Costa, será lançado na Biblioteca Municipal “Major Walter dos Santos Paiva”, que funciona na Casa da Memória, no Centro de Cachoeiro, nesta sexta-feira (17) às 19 horas. O evento é aberto ao público.
O lançamento será no dia em que a Biblioteca Municipal completa 78 anos. A autora destaca que o livro conta a hercúlea trajetória da professora Zilma Coelho, que se dedicou, intensamente, à alfabetização em Cachoeiro.
O texto chama a atenção para a necessidade de políticas públicas para a área da educação e a valorização de professores e, ainda, desperta a memória afetiva acerca dos tempos escolares.
Deane, que é professora de história e doutora em educação, diz que seu desejo é fortalecer a valorização da profissão educacional no Brasil.
“Para isso, neste terceiro livro, utilizo uma linguagem mais infantojuvenil para alcançar jovens e novos profissionais que estão se formando nessa área que é tão importante”, explica.
Deane ressalta ainda a relevância de fazer o lançamento na comemoração do aniversário da mais importante biblioteca da cidade.
“Lançar o livro, nesta data emblemática, é simbólico. É lançar luz sobre a importância da leitura, escrita e da alfabetização. Bibliotecas fazem parte da minha vida e foram as portas de entrada de mundo e saberes que compõem, hoje, quem eu sou”, completa.
No evento, também haverá música ambiente e um sorteio de livros para os leitores que visitaram e pegaram exemplares emprestados na biblioteca durante junho.
“A Biblioteca Pública é a forma mais fácil e democrática de acesso à leitura numa cidade. Nossa biblioteca festeja 78 anos de preservação e difusão da literatura em nosso município. Nada melhor do que comemorar lançando novo livro sobre alguém que dedicou sua vida a ensinar pessoas a lerem”, expressa a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.
SAIBA MAIS
– A Biblioteca Municipal “Major Walter dos Santos Paiva” funciona na Casa da Memória (rua Vinte e Cinco de Março, 118), de segunda a sexta, das 9h às 15h. O espaço conta com amplo e diversificado acervo, formado por clássicos da literatura nacional e estrangeira, best-sellers infantojuvenis e, ainda, material para pesquisa escolar.
– Para conseguir pegar livros emprestados, é fácil. Basta levar um documento pessoal com foto e um comprovante de residência à biblioteca e fazer a ficha.
– Cada pessoa pode levar três livros, por dez dias, com possibilidade de renovação. De acordo com a coordenação da biblioteca, devido à pandemia, o local adotou a renovação remota, que é feita por meio do telefone: 3155-5272.
– Segundo a Semcult, quando a restauração do Palácio Bernardino Monteiro for concluída, a Biblioteca Municipal será transferida para lá. A previsão é de que a obra seja entregue no fim de 2023. Assim, a expectativa é de que a Biblioteca complete 80 anos, em 2024, em um espaço mais amplo e moderno, garantindo mais conforto e atrativos ao público.