O Espírito Santo vai dispor de mais 19 leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI) para atender pacientes com Covid-19. Os leitos estarão disponíveis no Hospital Estadual de Vila Velha.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (10) pelo governador Renato Casagrande e faz parte da nova fase da política de ampliação de leitos.
Recentemente, o Hospital Estadual de Vila Velha passou por uma adequação do espaço com a realização de obras, com investimento de cerca de R$ 2,6 milhões.
“Esse hospital foi totalmente transformado, passando agora a ter 120 leitos entre UTI e enfermaria”, disse o governador. Ele destaca que com os investimentos, após a pandemia os leitos vão atender outras enfermidades.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Ele continuou: “Os leitos dão dignidade às pessoas. Estamos recebendo pacientes do Amazonas e Rondônia, pois esses estados não tiveram condições de atender a todos. Até Portugal, um país desenvolvido, colapsou e aqui no Espírito Santo não faltou leito para nenhum capixaba”.
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, informou que a meta é abrir mais 100 novos leitos de UTI ainda em fevereiro.
“O Estado se prepara para que nos meses de março e abril possa ocorrer a sazonalidade no aumento de doenças respiratórias. Entendemos que é prudente voltar a fortalecer a rede hospitalar para poder suportar pressões que tenham dimensões maiores daquelas que foram enfrentadas em 2020”, afirmou.
A vice-governadora Jacqueline Moraes fez uma avaliação sobre a estratégia do Governo do Estado no fortalecimento da rede hospital ante os desafios da pandemia. “Muito se falou sobre hospitais de campanha, que agora viraram ferro velho em outros estados. Aqui no Espírito Santo, os novos leitos ficarão de legado à população na rede pública”, pontuou.