ter 23/abril/2024 13:58
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
O major Nério é o novo comandante da 15ª Cia Independente da PM. Foto: Beto Barbosa

Mais ações de inteligência nas divisas de Mimoso com o Rio

Erika Santos

O novo comandante da 15ª Companhia Independente da Polícia Militar de Mimoso do Sul, major Nério Pereira da Silva Filho, que assumiu a unidade policial na última sexta-feira (20), traz em seu currículo uma experiência que será importante nas ações de patrulhamento das divisas da cidade com o Rio de Janeiro: o trabalho no serviço de inteligência da PM.

Para isso, ele acredita ser importante trabalhar em parceria com a polícia do Rio de Janeiro, inclusive realizando reuniões periódicas para alinhar ações conjuntas e manter um policiamento atento a qualquer tipo de movimentação fora do normal na região. O objetivo é evitar que criminosos do estado vizinho venham para o Espírito Santo por meio dessas divisas, que ficam na BR 101 e no distrito de Ponte do Itabapoana.

“Isso é importante para que a gente antecipe qualquer tipo de ação e possa estar preparado para atuar assim que for necessário”, afirma o comandante.

Cerimônia de troca de comando em Mimoso. Foto: Beto Barbosa

A cerimônia de troca de comando ocorreu na manhã de sexta, no auditório da Associação Pestalozzi, e contou com a presença do subcomandante-geral da PM, coronel Alessandro Marin, e do comandante de Policiamento Ostensivo Sul, coronel Prati, além dos quatro prefeitos dos municípios atendidos pela 15ª Cia Independente: Apiacá, Mimoso do Sul, Atílio Vivácqua e Muqui.

No próximo dia 6 de março, o major Nério completará 22 anos de carreira na PM, já tendo atuado na região de Mimoso por mais de um ano como comandante, na época em que a unidade era ainda uma companhia do 9º Batalhão.

Ele também já comandou a 1ª Cia do 9º Batalhão, tendo como responsabilidade o policiamento da cidade de Cachoeiro; já comandou a companhia de Força Tática do 9ª Batalhão por mais de um ano; geriu a 2ª Cia do 9º BPM, que atualmente é a 9ª Cia Independente em Marataízes; além de possuir experiência como agente do serviço de inteligência da PM.

Nesta entrevista, o major Nério fala de seus planos para o trabalho que se inicia na 15ª Cia Independente.

Quais são as principais medidas que o senhor pretende implementar na região da 15ª Cia Independente?
Major Nério – A nossa primeira missão aqui é dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido pelo comandante anterior. Precisamos sempre dar continuidade ao trabalho que está sendo feito.
A partir daí, à medida que formos identificando possibilidades de implementação de algum tipo de novidade e melhoria, de novas modalidades de policiamento, e que tivermos também disponibilidade tanto humana quanto material, aí sim pretendemos implementar tudo aquilo que for possível, sempre buscando a política de proximidade com as autoridades locais, com o cidadão, buscando estar mais próximo das pessoas da sociedade organizada de uma forma geral.
Também vamos participar de reuniões com a comunidade e frequentar reuniões em determinados distritos que são mais distantes da sede dos municípios e que precisam de atenção do comando.
Sempre lembrando que a nossa tônica neste momento é de continuidade. A palavra de regra é continuar fazendo o bom trabalho que vinha sendo feito pelo comandante anterior.

Quais são as ações que estão sendo implantadas e que o senhor pretende dar continuidade?
A realização do Proerd nas escolas assim que as aulas recomeçarem, realização do policiamento ostensivo tanto na área central da cidade quanto na rural, realização de operações sistemáticas no sentido de levar segurança para a população nos mais diversos tipos de locais, de horários, de comércio, na área rural, nos distritos.
É o policiamento ostensivo de forma constante e presente nos lugares onde há maior circulação de lugares e pessoas. Esse é o trabalho que vem sendo feito e que precisa continuar.

Major Nério já trabalhou no serviço de inteligência da PM. Foto: Beto Barbosa

Qual é o grande desafio de quem atua na PM de Mimoso do Sul?
O maior desafio é gerir de forma otimizada, da melhor forma acertada possível, os recursos humanos e logísticos disponíveis, de forma a levar melhor segurança para o cidadão. É um grande desafio sempre gerir pessoas, crises, quando se trata de segurança pública.

A região de Mimoso tem alguma característica que a diferencia de outros locais?
Temos uma característica bem importante que necessita de atenção, que é o fato de a 15ª Cia Independente estar na área de divisa com o estado do Rio de Janeiro. Isso é algo que nos salta aos olhos e que nos leva a ter especial preocupação e atenção, uma vez que temos uma proximidade com um estado onde sempre vem sendo noticiado que há lá um nível de criminalidade alto, até mesmo um nível de repressão a esses crimes.
Ali na divisa temos que ficar atentos a isso para que não venha para o lado de cá, para que a gente antecipe qualquer tipo de ação e possa estar preparado para atuar assim que for necessário, como for e quando assim for para reprimir qualquer tipo de criminoso que queira se aventurar a vir para a nossa área.

O que é preciso fazer para evitar isso?
Trabalho de inteligência. Trabalhar em sintonia com a polícia do estado do Rio de Janeiro que atua na divisa do lado de lá, fazer reuniões também com a polícia do nosso estado vizinho de forma rotineira para alinhar ações conjuntas e manter um policiamento atento a qualquer tipo de movimentação fora do normal na região para que a gente possa estar sempre preparado para atuar.

São duas divisas importantes: uma na BR 101 e outra no distrito de Ponte do Itabapoana…
Exatamente. Nós temos dois pontos bastante importantes e que a gente, por ter já trabalhado em Mimoso – é importante que se ressalte que já tivemos na época da então 3ª Cia do 9º Batalhão o comando da região como capitão -, por já ter uma certa noção dos problemas da região e da questão da territorialidade ali, já sabe que esse é um ponto focal que temos que ter atenção.

Com a colaboração de Alessandro de Paula

Bombeiros_Mimoso_Água04_22_04_24

Água de açude barrento é purificada para moradores de Mimoso após enchente

Escola_Zilma_Coelho_Pinto_Cachoeiro_22_04

Escolas de Cachoeiro recebem obras de reforma e ampliação de quase R$ 8 milhões

Taxas_pobreza_IJSN_22_04

Espírito Santo registra redução nas taxas de pobreza e extrema pobreza

medico-frente-santa-casa-22-04-2024

Santa Casa de Cachoeiro: troca de equipe de ortopedistas gera polêmica

Cartão_Reconstrução_22_04

Cartão Reconstrução de R$ 3,5 mil começa a ser entregue nos municípios do Sul do Estado

Benefícios_fiscais_vítimas_chuvas_22_04_24

Vítimas das chuvas no sul do ES vão ter benefícios fiscais

Santa Casa Cachoeiro

Casal permanece em estado grave após marido atirar na esposa e tentar suicídio

Influenza_Aviária_22_04

ES vai receber a 1ª Caravana de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária da Região Sudeste

Leia mais