A partir desta terça-feira (17), 1.492 alunos entre 12 e 17 anos vão competir nos Jogos Interescolares de Cachoeiro de Itapemirim, em modalidades como basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, xadrez, atletismo, vôlei de quadra e de areia.
As disputas acontecerão nas categorias infantil e juvenil, feminino e masculino, em espaços escolares e ginásios do município. A abertura oficial ocorreu na última segunda-feira (16). Os jogos vão até outubro.
Perseverança
O professor de educação física do projeto de vôlei do Ifes campus Cachoeiro e voluntário na escola estadual “Agostinho Simonato”, Mateus Corrêa, destaca que eventos como o Joici incentivam e ensinam os jovens sobre perseverança e dedicação.
“A equipe tem treinado bastante, e as expectativas são as melhores, sempre. Nossa escola tem mostrado o esporte aos atletas como um meio de crescimento pessoal, e eles compraram essa ideia de que estamos vivenciando um esporte coletivo como um preparativo para o futuro, pois aprendem a trabalhar em equipe, motivar uns aos outros e que todos são capazes com dedicação”, completa.
O primeiro e segundo colocados nos esportes coletivos receberão medalhas e troféus. Já nos individuais, haverá medalhas do primeiro ao terceiro lugar no atletismo, e nas demais categorias, as medalhas serão para o primeiro e segundo lugares.
Ao final dos jogos, a escola campeã geral será aquela que alcançar o maior número de pontos, considerando todos os esportes.
“Estamos dedicados a ter um bom desempenho nos jogos. É muito bom participar de competições assim. O esporte tem mudado minha vida e fico feliz de poder jogar o que gosto”, afirma Lucas Campos, estudante que vai representar a “Agostinho Simonato”, no vôlei de quadra.
Abertura
A solenidade de abertura dos Joici começou no Museu Ferroviário Domingos Lage, onde a tocha do evento foi acesa.
Depois, a chama foi conduzida, por revezamento, por estudantes da Escola Estadual Francisco Coelho Ávila Júnior, campeã geral de 2018, pelos pontos turísticos da cidade, como a estátua de Roberto Carlos, o Palácio Bernardino Monteiro, a Catedral e o Mercado Municipal São João, até a chegada ao Colégio Jesus Cristo Rei.
No ginásio da instituição de ensino, houve um desfile das escolas municipais, estaduais, particulares e federais, participantes dos jogos e, ainda, apresentações de dança, realizadas por alunos da Escola Agostinho Simonato. Após a cerimônia, a pira olímpica foi acesa.
“Nosso objetivo, com os Joici, é promover a interação esportiva e cultural entre as escolas, e incentivar sentimentos de respeito e amizade entre os participantes. O jogos são importantes, também, por apontarem novos talentos nas variadas modalidades”, destaca a secretária municipal de Esporte e Lazer, Lilian Siqueira.