Duzentos e vinte estabelecimentos comerciais de Cachoeiro de Itapemirim foram visitados nesta quinta-feira (18), no primeiro dia da quarentena decretada pelo governo do estado. O objetivo é averiguar o cumprimento das medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19.
A ação contou com a participação de fiscais da prefeitura, de guardas civis municipais, policiais militares e do Corpo de Bombeiros, que percorreram 14 bairros e localidades do município.
De acordo com o vice-prefeito de Cachoeiro, Ruy Guedes, que coordena o Sistema de Comando Operacional (SCO) para enfrentamento à Covid-19, nesse primeiro momento o foco foi a conscientização dos comerciantes.
Dois estabelecimentos foram notificados. A quarentena segue até o dia 31 e novas vistorias serão realizadas. Segundo a prefeitura, quem não se adequar poderá ser interditado.
Com exceção de 24 serviços considerados essenciais, todos os demais estabelecimentos estão impedidos de abrir. Só podem atender com entrega por delivery.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Ruy Guedes alertou para o risco de colapso na saúde se a população não colaborar. “Entendemos a situação de quem precisa do seu sustento financeiro, mas os hospitais chegaram no limite. É preciso reduzir a circulação de pessoas e a transmissão do novo coronavírus”, afirmou.
DISK AGLOMERAÇÃO
Para denúncia de desrespeito às medidas restritivas, a população pode acionar o Disk Aglomeração, pelo telefone 153, pelo site www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral ou pelo aplicativo de celular “Todos Juntos”.
A central funciona 24 horas.