sex 29/março/2024 11:06
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Mais de 26 mil professores começam capacitação em ambiente virtual

redacao
Redação Dia a Dia

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (Undime-ES), começou a capacitar nesta semana, em ambiente virtual, profissionais do magistério do Estado para o novo currículo. A ação mobiliza toda a rede estadual, incluindo escolas de 74 municípios, e conta com mais de 26 mil professores.

O objetivo é garantir a implementação do novo currículo do Espírito Santo e, assim, promover mudanças metodológicas nas redes públicas de ensino, de maneira a fazer com que os profissionais da Educação reorganizem suas práticas a partir do estudo do documento curricular, que orientará a Educação nos próximos anos.

O Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC), desenvolvido em 2018, com o auxílio de uma equipe de redatores do Estado e dos municípios, resultou no documento curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Atualmente, o documento do ensino médio está sendo elaborado.

Segundo a assessora de Apoio Curricular e Educação Ambiental da Sedu, Aleide Cristina de Camargo, “os processos de construção contaram com a participação de representantes escolares da rede estadual e das redes municipais. Agora, o grande desafio é levar essa orientação para as escolas. Esse trabalho colaborativo entre Estado e municípios no Espírito Santo é, hoje, uma referência nacional”, disse.

De acordo com a subsecretária de Planejamento e Avaliação, Isaura Nobre, “essa demanda marca o início da atuação do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo no âmbito virtual que, agora, também passa a ser lugar educativo para a formação a distância”, destacou.

A gerente de Estudos, Pesquisa, Qualificação e Desenvolvimento dos Profissionais do Magistério da Sedu, Mariana Pozzatti, explicou que “a formação é estruturada em um modelo híbrido, presencial e on-line”. Ela ressaltou ainda a relevância do cenário colocado como contexto formativo, apostando, assim, na organização dos tempos de trabalho do professor, na sua autonomia e na inovação dos ambientes de estudos.

Aprendizagem

A ação também se constitui “como etapa inicial da implementação do currículo do Espírito Santo, na garantia do direito à aprendizagem com equidade para todos os alunos do território capixaba”, diz Andréa Guzzo Pereira, subsecretária da Educação Básica e Profissional.

De forma integrada, equipes da Sedu adaptaram as possibilidades de um curso on-line aberto e massivo. A iniciativa partiu do diálogo com a Assessoria Especial em Tecnologia Educacional e com o apoio da Gerência de Tecnologia da Informação da Sedu.

A equipe responsável pela formação, portanto, apropriou-se de uma estrutura já existente na rede para propor uma sala de aula virtual, em que estão concentrados os conteúdos formativos e os cursistas. “Essa é uma alternativa que permite fazer chegar a formação até os docentes de diferentes lugares do Estado”, reforçou a subsecretária de Planejamento e Avaliação, Isaura Nobre.

Curso

Além do Ambiente Virtual de Aprendizagem, a formação será realizada em horário de trabalho. Semanalmente, os professores farão encontros presenciais nas escolas, em seus respectivos turnos.

“Em diálogo entre os setores da Sedu e as representações da Undime-ES ficou definido que quem conhece a melhor disponibilidade para o tempo de formação são os próprios docentes. Por isso, há uma flexibilidade de organização dos horários formativos, desde que respeitadas a carga horária e as orientações formadoras”, afirmou Mariana Pozzatti.

Toda a formação compreenderá três módulos introdutórios dos princípios dos documentos curriculares da Educação Básica do Espírito Santo e será realizada entre os meses de setembro e novembro deste ano. As ações formativas serão divulgadas em meio digital a partir de setembro.

vinho-bacalhayu

Vinho importado, bacalhau e chocolate: os campeões de impostos na Páscoa

Frutos do Mar_

Festival de Frutos do Mar de Itapemirim agita feriado na cidade

_Marujo

Jovem usava rede social para ameaçar policiais que prenderam Marujo

Investimento_aeroporto

Aeroporto de Cachoeiro: que obras serão feitas?

carreta

Carreta com cozinha industrial e 7 toneladas de doações partem para Mimoso

MimosodoSul

Aumenta para R$ 3.500 auxílio a 20 mil famílias vítimas das chuvas

assinatura-aeroporto-cachoeiro027-03-2024

Casagrande autoriza o início das obras de ampliação do Aeroporto de Cachoeiro

estragos-mimoso-27-03-2024

Governo vai disponibilizar até R$ 21 mil sem juros para empreendedores afetados pelas enchentes

Leia mais