A BRK, concessionária de água e esgoto em Cachoeiro de Itapemirim, destacou os números alarmantes do descarte irregular de lixo no sistema de esgotamento sanitário.
Somente em 2024, segundo a concessionária, foram retiradas 378 toneladas de resíduos sólidos da Estação de Tratamento de Esgoto e das redes durante ações de limpeza preventiva e corretiva.
Entre os resíduos retirados estão fio dental, fraldas descartáveis, preservativos, sacos plásticos, areia e entulho. A limpeza foi efetuada ao longo dos 38 quilômetros de redes coletoras em bairros e distritos do município.
“Esse descarte indevido pode causar sérios problemas, como obstruções e entupimentos das redes, além de sobrecarregar o sistema de esgotamento sanitário”, alerta Marcelo Caetano, supervisor de manutenção de redes da BRK em Cachoeiro.
Gostou da matéria? 💬
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba notícias exclusivas diretamente no seu celular!
👉 Entrar no GrupoO serviço é realizado diariamente com o auxílio de caminhões hidrojato, que utilizam alta pressão e sucção a vácuo. Após a coleta, os resíduos são enviados para a Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Coronel Borges e, posteriormente, destinados a aterros sanitários.
Além das ações preventivas, a BRK também respondeu a 2.208 chamados corretivos relacionados a entupimentos ao longo do ano. A concessionária reforça a importância de descartar o lixo de forma adequada para evitar prejuízos ao sistema e à comunidade.
A BRK disponibiliza canais de atendimento para a população em caso de dúvidas ou solicitações relacionadas aos serviços de água e esgoto.
Os clientes podem acessar a Agência Virtual Minha BRK (minhabrk.com.br), utilizar o WhatsApp (11) 9 9988-0001, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou ligar para o número 0800 771 0001, que atende 24 horas por dia.