Foto: Márcia Leal/PMCI

Mais de 386 mil pessoas no Estado tiveram contato com o coronavírus

Mais de 386 mil pessoas no Estado tiveram contato com o coronavírus
Mais de 386 mil pessoas no Estado tiveram contato com o coronavírus
Redação Dia a Dia

A quarta etapa do Inquérito Sorológico revelou que 386.193 pessoas (9,6% da população) no Espírito Santo tiveram contato com o coronavírus. Deste total, 227.822 são moradores da Grande Vitória e 88.710 nos municípios do interior do Estado.

Os dados foram divulgados na manhã deste sábado pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e pelo gerente de Vigilância em Saúde, Orlei Amaral Cardoso, que comandou o estudo.

“No acumulado das quatro etapas, 30,4% da população apresenta um quadro assintomático; e 35,4% tiveram quatro ou mais sintomas. Os mais comuns foram: perda do olfato, tosse, fadiga, dores musculares e febre”, destacou Nésio Fernandes. 

Segundo dados da quarta etapa, usuários do transporte coletivo estão mais expostos ao novo coronavírus. Cerca de 16% dos testes que resultaram positivos para a Covid-19 são de pessoas que ficam de 30 a 60 minutos dentro do transporte público. Já quem fica mais de 1 hora representou 11% dos casos positivos. 

Outro dado do Inquérito Sorológico é que cerca de 65% dos casos confirmados estão entre pacientes pretos e pardos.

Fase avançada

O secretário afirma que o momento atual no Estado é de fase avançada da doença. 

“O nosso momento atual ainda exige a maior cautela do governo do Estado e dos setores da sociedade civil para manter o isolamento social é romper a cadeia de transmissão. Estamos vivendo uma fase avançada da doença, na qual não é possível comparar com o que aconteceu ou acontece em outros estados. São diferentes fases”, pontuou.

A quarta fase do Inquérito Sorológico foi realizada entre os dias 22 e 24 de junho em: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Viana.

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias