qui 22/maio/2025 03:16
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Mais de 4 mil profissionais da saúde serão capacitados no Sul do estado

Com o objetivo de reorganizar e padronizar os serviços da atenção primária de Saúde, como as unidades dos bairros, por exemplo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está capacitando 4.260 profissionais da área em todo Sul do estado por meio de oficinas de planificação.

De acordo com o superintendente regional de Saúde, Jair Ferraço, 180 tutores foram preparados durante seis oficinas de planificação.

O encerramento dos treinamentos ocorreu na quinta-feira (18) em Cachoeiro de Itapemirim, na São Camilo, com a presença do secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.

“Nosso pessoal capacitou os tutores para que eles façam a reprodução de uma unidade de saúde ideal e de serviço de saúde básica ideal em seu município e além da Rede Cuidar, em Guaçuí, que integra toda a região do Caparaó”, ressaltou Jair Ferraço.

A proposta da planificação é promover uma mudança estrutural dos processos de trabalho, gerando melhoria da qualidade da assistência ao paciente e racionalização dos gastos. Também pretende integrar a atenção básica à Rede Cuidar, que é o novo modelo de atendimento na saúde do Estado.

Esse movimento é conduzido pela Sesa em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

“A meta é reorganizar o serviço de atenção primária, fazendo com que todos tenham a mesma visão, identifiquem suas dificuldades e corrijam os problemas”, ressaltou Jair.

De acordo com a coordenadora da Planificação na Região Sul, Priscila Santos de Oliveira Rocha, o encerramento da planificação marcou o final da primeira etapa do processo de implantação da Rede Cuidar. As ações de planificação começaram em dezembro de 2017.

Estão envolvidos no processo os municípios de Cachoeiro, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exame_Toxicologico-1

Exame toxicológico: multa automática a partir de julho

apreensão 21-05

Marataízes e Itapemirim são alvos da Operação Asfixia 25

empossamento servidores

Cachoeiro empossa 284 professores aprovados em concurso

mutirao-tamo-chegando-limpeza-gari-varricao-07-08-2023

Cachoeiro cria Secretaria de Limpeza Urbana (SELIMP)

azeite

Governo proíbe venda de azeites após denúncia

timbalada

Vital 2025 em Vitória: 40 anos de axé com Bell Marques, Saulo e Timbalada

Meio ambiente

Cachoeiro cria nova Secretaria de Meio Ambiente

sedu 20-05

Sedu investe R$ 34,4 milhões em merenda da agricultura familiar

Leia mais