qui 25/abril/2024 07:41
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Gaiolas destruídas em Guaçuí. Foto: Polícia Ambiental

Mais de 500 gaiolas são destruídas pela Polícia Ambiental em Guaçuí

redacao
Redação Dia a Dia

A Polícia Militar Ambiental que atua na região do Caparaó realizou na manhã desta sexta-feira (5) a destruição de 540 gaiolas, além de vários tipos de armadilhas para captura de pássaros silvestres. A ação aconteceu em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em frente à sede, na cidade de Guaçuí.

Todo o material destruído estava armazenado em um depósito na sede do 2º Pelotão, em consequência da apreensão de 636 pássaros silvestres da fauna brasileira ocorridas no período de um ano, com destaque para a apreensão de 321 coleiros, 128 trinca-ferros, 20 catataus e 8 papagaios da espécie chauá, sendo que as duas últimas espécies estão em risco de extinção.

Toda a ação foi filmada e fotografada, sendo que todo o material produzido será utilizado para o trabalho de educação ambiental nas escolas.

Policiais participaram da ação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Foto: Polícia Ambiental

Segundo a Polícia Ambiental, os animais apreendidos passam por um longo e trabalhoso período de readaptação para que possam retornar à natureza. Nos últimos três anos, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guaçuí, o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), Iema e Ibama, foram devolvidos à natureza na região do Caparaó, mais de 500 animais silvestres.

Mais apreensões

Além das apreensões, os policiais registraram também neste mesmo período, o recolhimento por solicitação da população, de 31 mamíferos, 18 serpentes, 2 lagartos e 2 jabutis. Também foram apreendidas 15 armas de fogo, 106 munições, 53 armadilhas, 237m de rede de pesca e 37,3m de madeira nativa.

“As ações estão voltadas com foco para os crimes ambientais, mas durante as diligências seus policiais estão orientados e atentos a outros tipos de crimes, e que, a expressividade na apreensão dessas armas e munições, pode contribuir de maneira objetiva para diminuição de outros tipos de delitos. Esses dados são como uma prestação de contas de nossas principais ações nos últimos 12 meses”, disse o tenente Ailton Nunes, comandante da Polícia Ambiental na região do Caparaó.

O resíduo da destruição das gaiolas e armadilhas teve a destinação ambientalmente correta, sendo que as armadilhas e gaiolas de arame seguiram para reciclagem. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Obras de Guaçuí.

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

Leia mais