sex 3/maio/2024 11:36
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Mapa de risco permite abertura do comércio em 72 cidades

redacao
Redação Dia a Dia

O governo do Espírito Santo passou a adotar um Mapa de Gestão de Risco para estabelecer medidas qualificadas em cada município no combate ao novo coronavírus (Covid-19). Com base nele, os municípios foram divididos em três grupos de risco (baixo, moderado e alto). Isso permitiu, por exemplo, que o comércio de 72 cidades fosse autorizado a reabrir a partir desta segunda-feira (20).

Seguindo a metodologia do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, os municípios que estiverem abaixo da média de casos do Estado, estarão no risco baixo (verde); os que estiverem até 50% acima da média do Estado estarão no risco moderado (amarelo) e os que estiverem acima dos 50% da média do Espírito Santo estarão no risco alto (vermelho).

Em todos os casos será levando em conta o Coeficiente de Incidência Acumulado de casos da Covid-19, calculado pela média de casos a cada 100 mil habitantes.

Municípios

Com os dados coletados até a última sexta-feira (17), o Estado tinha 23 casos confirmados a cada 100 mil habitantes. Ou seja, todos os municípios que estiverem abaixo desse coeficiente estarão no risco baixo; os que estiverem entre 23 e 34,9/100 (até 50% acima) estarão no risco moderado e todos que tiverem acima dos 35 casos a cada 100 mil habitantes (acima dos 50%) estarão no risco alto.

Seis municípios já se encontram na situação de risco alto. São eles: Alfredo Chaves, Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana.

Outros nove municípios que se limitam com o grupo vermelho foram incluídos automaticamente em risco moderado. São eles: Anchieta, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Iconha, Marechal Floriano, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina e Vargem Alta.

Os 63 municípios capixabas restantes foram classificados no grupo verde, ou seja, de risco baixo, como Cachoeiro de Itapemirim, Guaçuí, Alegre, Itapemirim, Presidente Kennedy, Castelo, Marataízes, entre outros,

O governador Renato Casagrande anunciou no último sábado (18) que, em decorrência da Grande Vitória ter municípios em risco alto, serão instaladas barreiras sanitárias nos limites dos mesmos, a exemplo dos postos de controle instalados nas divisas estaduais.

Casagrande ressalvou que o Mapa de Gestão de Risco também estabelece que o Estado possa entrar em risco extremo (cor roxa), caso ocorra um aumento significativo do número de casos. Neste caso, está prevista a necessidade de realização um pacto social, que será um alinhamento realizado entre governo do Estado, municípios, empresários e a sociedade civil.

Como fica o comércio

Risco baixo (verde)

• Funcionamento de todos os estabelecimentos com medidas qualificadas: um cliente por 10 metros quadrados, obrigatoriedade do uso de máscaras para funcionários e observação do distanciamento social em filas.
• Funcionamento entre 10h e 17h nos municípios com menos de 70 mil habitantes.
• Escalonamento de horários de funcionamento por, no mínimo, dois turnos em municípios acima de 70 mil habitantes, com organização a critério do município.
• Galerias e centros comerciais devem funcionar com 50% da ocupação (uma pessoa por 14 metros quadrados).

Risco moderado (amarelo)

• Funcionamento de todos os estabelecimentos com medidas qualificadas com obrigatoriedade do uso de máscaras para funcionários e clientes.
• Escalonamento de horários de funcionamento por, no mínimo, dois turnos em municípios acima de 70 mil habitantes, com organização a critério do município.
• Lojas em galerias e centros comerciais devem funcionar em apenas um dos dois turnos previstos.

Risco alto (vermelho)

• Funcionamento dos estabelecimentos considerados essenciais e de estabelecimentos autorizados por regras dispostas em decretos com medidas qualificadas, definidas em protocolos específicos. O uso de máscaras é obrigatório tanto para funcionários do comércio quanto para clientes.
• Aplicação de multa.

gov-eduardo-leite_sala-de-crise-chuva-02-05-2024

Governo do Rio Grande do Sul decreta calamidade pública após temporal que matou 13

padaria-top-obras-29-04-2024

Padaria de Cachoeiro realiza mutirão para contratar 150 funcionários

Guarda_Civil_Municipal

Homem rouba celular de adolescente, foge para a Ilha da Luz, mas é preso pela Guarda

Hospital Jayme Santos Neves

Hospital da Serra anuncia 65 vagas de emprego para diversos cargos

chuva-rio-grande-sul-01-05-2024

Temporais causam 10 mortes e deixam 21 desaparecidos no Rio Grande do Sul

emancipacao-venda-nova-01-05-2024

Venda Nova comemora 36 anos de emancipação. Confira as atrações da festa

Carteira_de_Trabalho_Sine_25_09_2023

Dia do Trabalhador: ES registrou a menor taxa de desocupação dos últimos 12 anos

videomonitoramento-18-08-2023

Dois homens presos em Cachoeiro após arrancarem corrimão do antigo prédio da Caixa

Leia mais