O mar de Marataízes está para peixe, e peixe grande, de 200 quilos. Um grupo de sete pescadores, capitaneado pelo mestre Alessandro, tirou das águas, na manhã de terça feira (13), um tubarão com mais de 3 metros de comprimento. A informação foi divulgada nesta quarta (14).
Veja o vídeo ao final da matéria
Os marujos da embarcação “Céu Brilhante” foram surpreendidos quando o tubarão da espécie galha-preta pegou o anzol. Para pescar peixes maiores, eles usam anzóis especiais, o que não era o caso.
O animal, que foi capturado em alto-mar, era tão grande que precisou ser dominado e morto ainda na água. E para não dizer que é história de pescador, os tripulantes filmaram o momento em que colocavam o tubarão dentro da embarcação.
Os próprios pescadores, que são moradores da Praia dos Cações, identificaram a espécie por conta da cor mais escura de suas nadadeiras.
Segundo o oceanógrafo, professor e pesquisador da Ufes, Agnaldo Martins, o caso chama a atenção por ter sido uma pesca acidental.
“Considerada certa distância da costa, não há nada de excepcional. O que é espantoso é o fato desses animais serem escassos, pela captura indiscriminada de tubarões. Existem embarcações que saem especificamente para esse tipo de pesca. O peixe é muito procurado, não só pelo valor da carne, mas também pelo comércio das barbatanas”, pontua Agnaldo.
Agnaldo ressalta ainda que estes animais são frequentes em todo o litoral brasileiro e que raramente chegam a regiões mais rasas.
“Não há motivo para preocupações. Levando em consideração os dados, anualmente, são registradas dez mortes ocasionadas por acidentes com tubarão em todo o mundo”, tranquiliza o oceanógrafo.