A Prefeitura de Marataízes, por iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho (Semasht), realizou na noite desta quinta-feira (20), a primeira Ação Técnica Cidadã, voltada para a população em situação de rua. No total, 15 pessoas foram abordadas nas ruas.
Durante quase quatro horas de operação, as equipes da Semasht, representada pelo Centro de Atendimento Especializado em Assistência Social (CREAS), Centro POP, Cadastro Único e Assessoria Técnica, percorreram a sede do Município desde o Centro até o Porto da Barra.
Durante a abordagem, foi realizado um cadastro dessas pessoas e verificadas sua procedência e necessidades, como documentação, confecção de RG, alimentação, atendimento de saúde e ajudar aqueles que desejam retornar para suas cidades. A equipe da Semasht entregou marmitas e kits de higiene.
Atuaram em apoio à Semasht, as secretarias de Saúde, Serviços Urbanos e Defesa Social, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil e Guarda-Vidas. A Polícia Militar também prestou apoio.
O secretário de Assistência Social, Eduardo Bitencourt, falou sobre os objetivos da Ação Cidadã. “Nós estamos realizando um cadastro e um censo da população em situação de rua em Marataízes, para verificar quais as necessidades dessas pessoas e encaminhá-las aos nossos equipamentos. Avalio esta primeira noite da Ação Cidadã como um sucesso. Colocamos nossos equipamentos para funcionar efetivamente após assumirmos a gestão municipal e estamos colocando em prática a política de ação social”, afirmou o secretário.
De acordo com a administração, a Ação Técnica Cidadã será permanente em Marataízes e mais atividades como a desta quinta-feira serão realizadas.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲