Um alerta emitido pela Marinha do Brasil avisa para ventos com intensidade de até 75 km/h, entre a manhã desta sexta-feira (21) e a noite de sábado (22), e ressaca com ondas de até 3 metros no litoral capixaba.
De acordo com a Marinha, os registros devem ocorrer na faixa litorânea ao Norte de Arraial do Cabo (RJ), passando pelo Espírito Santo até o Sul de Caravelas (BA).
Uma forte onda de frio chegou ao Brasil e já começou a derrubar as temperaturas no Espírito Santo. O coordenador de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Hugo Ramos, explica que a massa de ar polar pode provocar um frio mais intenso na região Sul e parte do Sudeste, principalmente nos trechos de altitude mais elevada.
“No Espírito Santo, a massa pode resfriar a temperatura, mas não de maneira intensa, podendo causar efeitos comuns como temperaturas abaixo de 5 °C na região Serrana e em torno de 15 °C na região Metropolitana”, explica Hugo Ramos.
Tempo instável
De acordo com o Incaper, devido à passagem de uma frente fria, o tempo segue instável em todo Espírito Santo neste sábado (22). Nas regiões Sul, Serrana e Grande Vitória, o tempo segue encoberto e chuvoso. O sol aparece entre muitas nuvens e chove fraco, em alguns momentos, nas regiões Norte, Nordeste e Noroeste.
As temperaturas diminuem em todas as regiões. O vento sopra com até moderada intensidade em todo litoral. Em alguns momentos, as rajadas podem ser de forte intensidade. O mar fica agitado no Litoral Sul e Grande Vitória.
Na região Sul, o tempo segue encoberto e chuvoso. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 15 °C e máxima de 20 °C. Nas áreas altas: mínima de 12 °C e máxima de 13 °C.
Na região Serrana, o tempo segue encoberto e chuvoso. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 16 °C e máxima de 19 °C. Nas áreas altas: mínima de 9 °C e máxima de 12 °C.