qua 24/abril/2024 04:20
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Matrículas para alunos das escolas estaduais começam nesta quinta (04)

redacao
Redação Dia a Dia

A Secretaria da Educação (Sedu) divulgou o cronograma da Chamada Pública Escolar da Rede Estadual para o ano letivo de 2022.

Ao todo, serão ofertadas aproximadamente 281 mil vagas nas modalidades Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), em 427 unidades escolares, sendo 89 rurais e 338 urbanas.

Serão cinco etapas: Rematrícula e/ou Transferência Interna; Pré-Matrícula; Divulgação do resultado da Rematrícula, da Transferência Interna e da Pré-Matrícula.

E também Efetivação da Matrícula dos alunos provenientes das etapas de Transferência Interna e Pré-Matrícula; Chamamento dos alunos constantes na lista de suplência em escolas que apresentaram séries/anos com vagas, após a fase de confirmação de matrículas.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, e a primeira etapa do cronograma já tem início nesta quinta-feira (04), com a solicitação de Rematrícula e/ou Transferência Interna, que deve ser feita pelo Sistema Estadual de Gestão Escolar (Seges).

O secretário anunciou que haverá duas mil novas vagas para a EJA profissional e 2.600 para a EJA regular, totalizando 39 mil vagas para essa modalidade de ensino”.

Ainda segundo Vitor de Angelo, a novidade é a implementação do Novo Ensino Médio em todas as escolas no próximo ano. Modalidade de ensino que contará, no mínimo, com mil horas.

“No ato da matrícula os alunos devem escolher os Itinerários de Aprofundamento que a escola, possivelmente, vai ofertar. Isso é importante, porque garante a previsibilidade do Itinerário que o aluno vai estudar, proporcionando mais flexibilidade ao estudante”, disse o secretário.

Um dos pontos destacados durante a fala do secretário foram as prioridades quanto à alocação de vaga. Ao todo, são quatro prioridades, sendo a seguinte ordem: alunos da Educação Especial; proximidade da residência do aluno com a escola de interesse; grupo de irmãos que já estão matriculados naquela unidade de ensino; e o quarto e novo fator que é a escolha do Itinerário de Aprofundamento.

O secretário garantiu que há vagas na Rede Estadual para todos os estudantes capixabas, mas que eles poderão não estudar na escola desejada, mas serão realocados em outras.

 

 

 

 

 

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

nota premiada_Sefaz_26_09_2023

Nota Premiada Capixaba: hora de cruzar os dedos e torcer por um dos 12 prêmios

Ales_22_04_24

Deputados aprovam medidas para população afetada pelas chuvas

Polícia_Ambiental_Ibatiba_23_04_24

Polícia Ambiental constata desmatamento em área de vegetação nativa no sul do estado

Transplante_órgãos_Santa_Casa_Cachoeiro_22_04

Santa Casa Cachoeiro faz nova captação órgãos para pacientes na fila de transplante

Bombeiros_Mimoso_Água04_22_04_24

Água de açude barrento é purificada para moradores de Mimoso após enchente

Escola_Zilma_Coelho_Pinto_Cachoeiro_22_04

Escolas de Cachoeiro recebem obras de reforma e ampliação de quase R$ 8 milhões

Taxas_pobreza_IJSN_22_04

Espírito Santo registra redução nas taxas de pobreza e extrema pobreza

Leia mais