O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (31) a portaria nº 926, de 28 de dezembro de 2018, autorizando a abertura do curso de medicina em Cachoeiro de Itapemirim.
A Multivix, faculdade autorizada pelo MEC a oferecer o curso, informou que as inscrições começam nesta quarta-feira (2) e seguem até o dia 9 de janeiro. O vestibular já está marcado para o dia 15 de janeiro. As aulas começam em março.
A notícia foi antecipada nesta segunda-feira (31) pelo diretor executivo do grupo Multivix, Tadeu Penina, em ligação ao ex-prefeito Carlos Casteglione.
“Agradecemos a confiança e empenho de todos que tornaram possível esse sonho, de mais de duas décadas de um curso de Medicina no Sul do Estado”, disse o diretor da faculdade.
Ele continua: “A Multivix está entre as melhores faculdades de Medicina do país e ratificamos que, a exemplo de todo o trabalho que já realizamos nas demais unidades, a graduação será ofertada com excelência e qualidade”.
Comemoração
“Para mim é a melhor notícia de 2018, do ponto de vista da política. Foram anos de luta e agora a vitória”, comemorou o ex-prefeito.
Casteglione lembra que durante sua gestão, em 2013, Cachoeiro foi inscrito no programa Mais Médicos, do governo federal, para receber o curso.
Em 2014, o MEC publicou o edital 06/2014, que abriu 2,3 mil vagas de medicina em 36 cidades brasileiras, incluindo Cachoeiro. Cinco faculdades disputaram o edital em Cachoeiro.
Em julho de 2015 a Multivix foi declarada a vencedora. Só que a Emescam não concordou com o resultado e entrou com ação em 2016 na Justiça Federal, que suspendeu o processo.
Em novembro de 2018, a Justiça Federal autorizou a retomada do processo, em segunda instância.